Os temas de redação que podem cair no Enem 2018
Confira alguns dos assuntos que podem ser tema da redação do exame.
O objetivo de escrever qualquer redação é mostrar que você pode pensar criticamente sobre o tema que está em questão. Isso significa ir além de apenas colocar todas as informações que te foram dadas no texto-base.
Uma vez que você tenha um olhar crítico sobre a temática, você deve voltar sua atenção para os argumentos. Isso pode parecer ir contra o que você aprendeu sobre escrever redações, mas é a chave para extrair um bom conteúdo.
A edição de 2018 do Enem está próxima e alguns assuntos de grande relevância podem ser abordados como tema de redação para este ano. Confira alguns dos assuntos que podem cair na prova:
- Preconceito linguístico
Preconceito linguístico é a discriminação feita por causa da linguagem, sotaque ou dialeto que uma pessoa apresenta. No Brasil há uma variedade de sotaques diferentes. Eles podem ser detectados pelas variações de som, prosódia e léxico, por exemplo
A discriminação linguística acontece muitas vezes com a justificativa de que uma determinada pronúncia ou dialeto “não é apropriado”, o que leva a disseminação de problemas éticos.
- Impacto das fake news na sociedade
Em 2013, o Fórum Econômico Mundial fez um alerta onde dizia que informações não confiáveis que se tornam populares na internet seriam uma das maiores ameaças enfrentadas pela sociedade.
As fake news mais comuns que ouvimos falam sobre política. Uma das principais preocupações é que elas podem polarizar a sociedade, particularmente durante eventos políticos.
- Bullying nas escolas
Um tema que pode ser abordado é o bullying e as maneiras que ele pode afetar o bem-estar dos alunos. Esse problema pode ser associado com o baixo desempenho escolar, ansiedade e depressão de crianças e adolescentes.
Além disso também há os estudantes que fazem o bullying – e as consequências que podem se estender até a idade adulta, variando de comportamento violento ao abuso de substâncias ilícitas.
- Analfabetismo no Brasil
O Brasil está enfrentando uma crise de alfabetização. Apesar do problema não ser novidade, mas seu impacto sobre os mais jovens, na economia e na sociedade é de longo alcance e expansão. Dados do IBGE e do Ibope revelam o problema: 11,8 milhões de pessoas são analfabetas e 38 milhões são analfabetos funcionais.
- Impacto das redes sociais na saúde mental
A ascensão das mídias sociais fez com que nós, como população global, ficássemos mais conectados do que jamais estivemos. No entanto, a dependência gerada pode ter um efeito prejudicial em nossa saúde mental. Embora as plataformas de mídia social possam ter seus benefícios, usá-las com muita frequência pode fazer com que uma pessoa se sinta cada vez mais infeliz e isolada a longo prazo.
Fonte: G1
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.