Entenda por que otimistas vivem mais segundo pesquisa

De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, pessoas mais otimistas podem ter expectativa de vida aumentada.

De acordo com um estudo recente da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, publicado no dia 6 de junho, ser otimista é a chave para viver mais de 90 anos. Segundo os pesquisadores, o otimismo pode ser influenciado por fatores estruturais, mas as vantagens de ter uma visão positiva das coisas pode contribuir para uma expectativa de vida mais longa entre vários grupos étnicos. Se você quiser saber como ser otimista pode aumentar sua expectativa de vida, continue lendo este artigo.

Leia mais: Saiba o que comer no café da manhã para ter cabelos mais saudáveis e bonitos

Saiba como ser uma pessoa otimista pode fazer você viver mais

Segundo Hayami Koga, autor do estudo, o otimismo “pode ser um ponto significativo de intervenção para a longevidade”. Na pesquisa, houve a participação de 159 milhões de mulheres que responderam perguntas sobre otimismo, informações de saúde e dados demográficos. As informações foram processadas por um computador e cruzadas com um modelo usado para prever a relação entre diversas variáveis.

Outras características significativas, como o estilo de vida, tiveram impacto “moderado” na probabilidade de viver mais de 90 anos quando comparado ao otimismo. Segundo os cientistas, uma visão positiva da vida levou a um aumento de 5,4% na longevidade.

Hábitos saudáveis influenciam na expectativa de vida

O tópico não é novo, pois estudos anteriores mostraram que os pessimistas tendem a viver menos. De acordo com uma pesquisa de 2019 publicada na revista científica PNAS, homens e mulheres otimistas podem ter suas vidas mais longas, em média, entre 11 e 15%. Os resultados foram os mesmos quando consideradas as condições socioeconômicas, condições de saúde, depressão, tabagismo, alimentação e uso de álcool.

Outros estudos mostraram que os otimistas tendem a ter dietas mais saudáveis, fazer exercícios com mais frequência e dormir melhor, além de terem sistemas imunológicos mais fortes e menores taxas de mortalidade. Por isso, se você tinha alguma dúvida antes sobre a necessidade de ser otimista, agora não existem mais. Afinal, essa é a melhor forma de desenvolver hábitos saudáveis e viver por muito tempo.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More