Novas capitais já estão aptas a receber a nova modalidade de internet 5G
Nesta semana, outras sete capitais brasileiras receberam a nova faixa de internet móvel de 3,5 giga hertz (GHz) da nova modalidade 5G.
Nesta semana, mais precisamente em 19 de setembro, outras sete capitais brasileiras receberam a nova faixa de internet móvel de 3,5 giga hertz (GHz) da nova modalidade 5G. A Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) liberou o lançamento da nova tecnologia nas cidades de Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina.
Leia mais: Como o 5G irá revolucionar o uso da internet para além da velocidade nos celulares
Essa decisão veio depois de uma reunião feita pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (GAISPI) sobre a rede 5G, que tem como liderança a ANATEL. Por conta dessa decisão, ao todo 22 capitais brasileiras já podem contar com a nova velocidade de internet no país, caso seus telefones sejam compatíveis. Da região Norte do país, somente cinco capitais ainda não contam com a tecnologia, sendo elas: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém.
O cronograma que foi divulgado oficialmente pela ANATEL está contando com a ativação do 5G em todas as capitais brasileiras até o dia 27 de novembro deste ano. A data, porém, pode acabar sendo antecipada caso as operadoras consigam concluir a instalação das antenas e de filtros antes do prazo estipulado, e o GAISPI realize a autorização para liberar o sinal.
Conforme informações da ANATEL, as operadoras Claro, Tim e Vivo, que fizeram o arremate das licenças nacionais nessa nova categoria de internet móvel em um leilão no final de 2021, terão que realizar as instalações em uma quantidade mínima que foi pré-estabelecida em cada capital que forem operar. Cada uma das operadoras precisará ativar pelo menos oito estações em Aracaju, cinco em Boa Vista, onze em Campo Grande, oito em Cuiabá, treze em Maceió, quatorze em São Luís e onze em Teresina.
Nesta parte do programa, o edital de licitação diz que precisa ser ativada uma antena 5G para cada 100 mil habitantes. A quantidade de estações irá aumentar conforme o tempo for passando e a tecnologia for avançando também. No interior do nosso país, o sinal do 5G tem previsão de ser ativado de forma gradual até o ano de 2029, de acordo com o cronograma da ANATEL.
O 5G também possui outro nome, Standalone (SA), oferecendo uma velocidade cerca de dez vezes maior que o 4G, além de ter um menor tempo de atraso nas respostas aos comandos dos usuários.
Essa tecnologia já está sendo oferecida em outras 15 capitais além das novas sete. São elas: Brasília, Belo Horizonte, João Pessoa, Porto Alegre, São Paulo, Curitiba, Salvador, Goiânia, Rio de Janeiro, Palmas, Vitória, Florianópolis, Recife, Fortaleza e Natal.
Comentários estão fechados.