Oxford escolhe 'Rizz' como a palavra do ano, favorita da geração Z
A palavra ganhou fama em 2023 após menção de Tom Holland.
A palavra “Rizz“, uma gíria popular entre a geração Z Americana que simboliza estilo, charme ou a habilidade de atrair um parceiro romântico ou sexual, ganhou o título de Palavra do Ano de 2023 pela Oxford.
Selecionada de uma lista de oito palavras, cada uma representando o espírito ou as preocupações de 2023, a escolha de “Rizz” reflete as tendências linguísticas atuais.
Esta palavra, que apareceu pela primeira vez em 2022, ganhou notoriedade em junho de 2023, após o ator Tom Holland mencioná-la em uma entrevista, gerando uma série de memes na internet.
Se você tem habilidade em conversas ou flertes, pode já possuir o que se chama de “rizz”. Basicamente, ‘Rizz’ é uma versão atualizada da ideia de ‘jogo’, definida pela habilidade, astúcia e capacidade de seduzir os outros com charme.
Outros finalistas
Dentre os outros finalistas para a Palavra do Ano, “Swiftie” é um termo usado para descrever um seguidor dedicado da cantora Taylor Swift.
“Prompt” é a terminologia para uma instrução dada a um programa ou algoritmo de inteligência artificial, que influencia ou define o conteúdo produzido por ele.
Já “sutiationship” se refere a um relacionamento romântico ou sexual que não é formalmente definido ou estabelecido.
A palavra “Desinfluência“, que é a prática de desencorajar a compra de certos produtos ou de promover a redução do consumo de bens materiais, especialmente nas redes sociais.
“Bandeira bege” se refere a um atributo de personalidade que sugere tédio ou falta de originalidade, particularmente em um parceiro ou potencial parceiro. Pode indicar uma característica ou hábito que é extremamente típico, mas não necessariamente bom ou ruim.
“Cúpula de calor” descreve um padrão climático de alta pressão que se mantém sobre uma região específica, aprisionando uma massa de ar quente abaixo dela.
E por último temos “Parasocial” que é um termo usado para definir uma relação em que uma pessoa, como um espectador, fã ou seguidor, desenvolve um sentimento unilateral de intimidade com uma figura pública ou celebridade, muitas vezes criando a falsa impressão de que conhece a pessoa famosa como um amigo.
Comentários estão fechados.