Padre Anchieta

Padre Anchieta foi um padre jesuíta espanhol que viveu no Brasil durante o século XVI com a missão de introduzir e expandir o cristianismo entre os indígenas.

0

Quem foi Padre Anchieta? José de Anchieta foi um padre jesuíta espanhol beatificado em 1980 e canonizado em 2014.

Missionário da Companhia de Jesus, também conhecido como o “apóstolo do Brasil”, padre Anchieta foi um dos pioneiros na introdução do cristianismo no país por meio da catequização dos povos indígenas.

Missão no Brasil

Padre Anchieta nasceu no dia 19 de março de 1534 nas Ilhas Canárias. Aos 14 anos, ele se muda para Portugal e três anos mais tarde integra a Companhia de Jesus, com o intuito de contribuir com a expansão da fé católica em solo americano.

Em 1553 vem para o Brasil acompanhando a esquadra que transportou o governador-geral Duarte da Costa. Já no primeiro ano ele participa da criação do primeiro colégio de São Paulo de Piratininga.

Interessado pelo dialeto usado pelos indígenas, padre Anchieta aprendeu termos e expressões abanheenga, língua adotada por indígenas tupis e guaranis. Rapidamente identificou que as línguas faladas nas diversas tribos possuíam a mesma origem.

Padre Anchieta se mostrou interessado pela língua dos nativos, pois ela era extremamente importante no processo de catequização dos mesmos, a partir da formulação de textos e peças teatrais produzidas na língua dos indígenas, facilitando sua conversão ao cristianismo.

Dessa maneira, sua produção incluía:

  • Poesias
  • Cartas
  • Peças teatrais religiosas
  • Sermões
  • Produção de uma obra gramatical

Em 1567 ascendeu ao cargo de Provincial, o posto mais alto da Ordem de Jesus. Com isso, ele peregrinou por todo o território colonial comandando os processos de catequização espalhados pelo Brasil.

No dia 9 de junho de 1597 falece José de Anchieta. Ele ficou conhecido como o apóstolo do Novo Mundo e curador de almas e corpos em razão dos trabalhos prestados em prol das missões jesuíticas no continente.

Obras de padre Anchieta

Algumas das obras de padre Anchieta foram:

  • Arte de Gramática da Língua Mais usada na Costa do Brasil
  • Poema à Virgem
  • Os feitos de Mem de Sá
  • Na festa de São Lourenço (auto)

Saiba mais em:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.