Conheça a biografia de Magda Soares e suas principais obras

Magda Soares é uma das pesquisadoras mais importantes da área educacional voltada para a infância, acompanhe nesse artigo sua biografia!

Quando falamos em alfabetização, bem como letramento pensamos automaticamente na educadora e pesquisadora Magda Soares. Doutora em Educação, ela possui uma longa lista de obras publicadas, incluindo inúmeros livros didáticos de língua portuguesa e é referência na Educação Infantil, na alfabetização e no letramento.

A biografia de Magda Soares é invejável. Maior entusiasta dos estudos, ela afirma que a aprendizagem do sistema de escrita deve ocorrer simultaneamente à aprendizagem dos usos sociais desse sistema, o que ela caracteriza como “alfaletrar”. Para a pesquisadora, não deve existir somente um único método de alfabetização, além disso, faz críticas ao Plano Nacional de Alfabetização (PNA), que recomenda o método fônico.

Quem é Magda Soares?

Vamos conhecer um pouco da biografia de Magda Becker Soares. Nascida em 07 de setembro de 1932, na cidade de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Professora, bem como escritora, coleciona livros e muito conhecimento sobre Educação. Docente titular emérita da Faculdade de Educação da UFMG, é pesquisadora do Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita (Ceale), da Faculdade de Educação da UFMG.

Graduou-se em Letras, fez doutorado e livre-docente em Educação, e é autora de 12 livros, especialmente didáticos de Língua Portuguesa, muito usados dos anos 1970 a 1990. Com vasta experiência na área da Educação, contribuiu para o ensino-aprendizagem e tem atuação em temas como alfabetização, letramento, escrita, ensino, leitura e formação de professores.

Suas obras são referências obrigatórias para docentes e pesquisadores que trabalham com esses temas. Além disso, possui uma enorme bagagem como consultora da rede municipal de Educação. Magda Soares também tem uma importante visão sobre temas polêmicos relacionados à educação no Brasil, sobretudo do Ensino Infantil.

Magda Soares é referência no letramento e alfabetização

O Letramento é um termo cada vez mais utilizado no Brasil. Este se refere à compreensão da leitura e da escrita enquanto práticas sociais, no que tange à linguagem portuguesa no nosso dia a dia. Já a alfabetização está relacionada às regras gramaticais enquanto código.

Segundo Magda Soares, esses dois pilares devem ser trabalhados simultaneamente, assim como as teorias e práticas que interagem entre si. Ao criticar o processo de alfabetização no Brasil, a pesquisadora cita que o fracasso na educação acontece tanto entre crianças quanto em jovens e adultos, e que isso ocorre durante a aprendizagem da escrita e leitura, que se agrava posteriormente.

Além disso, Soares enfatiza que a população com baixo nível de leitura, compreensão e interpretação, não tem uma educação de qualidade. O principal foco dos seus trabalhos é a formação voltada para trabalhar com a linguagem escrita na Educação Infantil, mas também nos anos que se iniciam o Ensino Fundamental. Por isso, desenvolveu o Projeto Alfaletrar, em sua página na internet.

Conheça as obras

  • Comunicação em Língua Portuguesa (1975);
  • Técnica de Redação: as articulações linguísticas como técnica de pensamento (1978);
  • Travessia: Tentativa de Um Discurso da Ideologia (1982);
  • Alfabetização no Brasil: O Estado do Conhecimento (1989)
  • Português através de textos (1990);
  • Metamemória, memórias: travessia de uma educadora (1991);
  • Avaliação de letramento e suas implicações para medição estatística (1992);
  • Letramento: um tema em três gêneros (1998);
  • Alfabetização (2001);
  • Português: uma proposta para o letramento (2002);
  • Alfabetização: a questão dos métodos (2017);
  • Alfaletrar: toda criança pode aprender a ler e a escrever (2020).

Gostou de saber sobre Magda Soares? Em nosso blog você encontra informações atualizadas sobre ela e outros temas relacionados. Confira!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More