Pagamentos da 2ª parcela do 13º salário do INSS começam em uma semana
Com a antecipação do calendário do benefício do INSS, o pagamento começará na próxima semana.
Os pagamentos da segunda parcela do 13º salário dos aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS terão início na quarta-feira, 25 de maio. Aproximadamente 31 milhões de brasileiros poderão ter acesso ao abono anual até 7 de junho. Nesse sentido, confira mais detalhes sobre o cronograma de pagamento da 2ª parcela do 13º salário do INSS.
Leia mais: INSS: Agora é possível calcular quanto tempo resta para se aposentar
Confira o calendário do início do pagamento da segunda parcela do 13º salário do INSS
Assim como nos dois anos anteriores, o governo federal antecipou os pagamentos do 13º salário do INSS também em 2022. Com isso, a primeira parcela foi paga em conjunto com o benefício competente de abril, enquanto a segunda parcela será paga durante o mês de maio.
O 13º salário é um direito do INSS concedido àqueles que recebem a aposentadoria, auxílio por acidente, ou seja, auxílio-doença; auxílio reclusão; auxílio recolhimento, ou pensão por morte. Nesse sentido, cabe ressaltar que os participantes de programas assistenciais, como o BPC, não recebem.
Como vai funcionar o desconto na 2ª parcela?
A primeira cota do bônus natalino foi igual a 50% do valor devido em abril, sem descontos. No entanto, a segunda parcela pode incluir alguns descontos, como o Imposto de Renda. Além disso, se o acesso aos benefícios temporários for encerrado antes de 31 de dezembro de 2022, ou antes da data prevista, o valor do 13º será calculado de forma proporcional. Nesse cenário, o cidadão será obrigado a devolver a diferença.
Calendário do pagamento da 2ª parcela
Os segurados são divididos em dois grupos: os que ganham um salário-mínimo e os que ganham mais que o salário mínimo. A liberação segue a ordem do número do benefício final.
Sendo assim, os beneficiários que recebem até um salário mínimo com número final 1, 2 e 3 receberão o valor da segunda parcela nos dias 25, 26 e 27 de maio, respectivamente. Os com os números finais 4 e 5 receberão nos dias 30 e 31 de maio. Na primeira semana de junho, os beneficiários com o final do número 6, 7 e 8 poderão ter acesso ao valor nos dias 01, 2 e 3 de junho, respectivamente. Por fim, os com o final 9 irão receber no dia 6 de junho e os com final 0 receberão no dia 7 de junho.
Para os que possuem mais de um salário-mínimo, a disponibilização do benefício começará em junho. Sendo assim, os com o final 1 e 6 poderão receber no dia 01 de junho, os com final 2 e 7 no dia 02 de junho, e os com final 3 e 8 no dia 03 de junho. Depois disso, os que possuem o final 4 e 9 irão receber o valor no dia 6 de junho e os com os números 5 e 0 no dia 7 de junho.
Comentários estão fechados.