Pais confiantes geram filhos confiantes e aqui estão algumas atitudes

A criança é como um papel em branco, o que vê, reproduz. Separamos como os pais podem agir para passarem confiança aos filhos.

Os filhos, geneticamente, são iguais aos pais, metade da mãe e metade do pai. Nas outras áreas da vida isso também acontece e por isso muitos pais se questionam como tornar meu filho mais confiante? Um fato é que as crianças reproduzem exatamente aquilo que veem nos pais, ou seja, se ela vê pais confiantes, instintivamente, a confiança nascerá dentro delas.

Por isso, listamos algumas atitudes que os pais podem e devem ter para influenciar seus filhos a serem confiantes e bem sucedidos. Afinal de contas, uma criança realizada é, também, o adulto realizado.

Leia mais: Os erros mais comuns na educação dos filhos

Atitudes dos pais para tornar os filhos confiantes

Confira como influenciar seu filho a ser mais confiante:

Elogios 

Isso mesmo! Parece simples, mas é da simplicidade que saem as melhores soluções. Elogiar-se na frente do seu filho pode ensiná-lo a valorizar as próprias conquistas e ações.

Além disso, elogiar as habilidades do seu filho faz com que ele veja que há reconhecimento das suas ações, o que gera neles o bom senso de apreciarem não apenas os momentos de acerto, mas as aptidões que possuem.

Valor à ética

Uma das missões dos pais, na jornada de influenciar a confiança a nascer em seus filhos, é enaltecer a ética do trabalho das crianças. Isso quer dizer ceder aplausos todas as vezes em que  houver esforço, mesmo quando não houver resultado.

Dessa forma, as crianças ainda vão reconhecer seu valor e manter a confiança em si e em seu trabalho mesmo quando fracassarem. Isso porque elas saberão que apesar do resultado ruim um pouco mais de esforço pode conceder sucesso.

Honestidade

Um dos pilares básicos da confiança, seja na infância ou na vida adulta, é a honestidade. A verdade sempre é vital para a manutenção da determinação de qualquer pessoa.

Sempre que os pais são sinceros, seja sobre as fraquezas ou a respeito da realidade difícil diante de algo, forjam seus filhos a enfrentarem as problemáticas, mesmo que sejam embaraçosas demais.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.