O tipo de macarrão influencia no sabor de prato?

Cada massa foi desenvolvida para um tipo de prato. Veja aqui qual você deve utilizar durante seu preparo.

Você vai ao supermercado e se depara com uma variedade de massas de macarrão em formatos diferentes. Além disso, elas possuem descrições distintas, com ovos ou sem, por exemplo. Mas afinal, para que serve cada tipo de macarrão e como isso influencia no sabor? Entenda de uma vez!

Leia mais: Os 5 melhores tipos de macarrão sem glúten

Os tipos de macarrão

Talvez você até acredite que massa de macarrão é tudo a mesma coisa, mas a verdade é que cada formato irá ajudar no preparo de algum prato em específico. Isso certamente irá influenciar muito no sabor de cada refeição. Veja a seguir os tipos mais comuns de massa e para que servem:

Espaguete 

Para começar, vamos falar desse tipo de macarrão de massa longa bem típica dos pratos tradicionais. No caso, o exato é utilizá-lo para ser acompanhado de molhos mais líquidos, como por exemplo as macarronadas.

Penne

Agora vamos mencionar uma massa curta, o penne, que também é muito comum nos supermercados brasileiros. Nesse caso, escolha essa massa quando for fazer preparos no forno, com recheio ou gratinado, e dê preferência para ela quando o molho for mais espesso e tiver pedaços.

Cabelinho de Anjo

A Aletria, também conhecida como “Cabelinho de Anjo” é uma massa perfeita para o preparo de doces ou sopas. Note que se trata de uma massa mais delicada, e que por isso recomenda-se utilizá-la para pratos mais finos, como, por exemplo, uma sopa.

Macarrão Parafuso

Talvez você não saiba, mas o nome real do macarrão Parafuso é Fussilli. Esse tipo de massa muito comum nos almoços brasileiros vai muito bem para a montagem de saladas, assim como em pratos mais leves, de molho suave.

Gravatinha

Por fim, temos uma massa bastante divertida e que as crianças adoram, mas que também tem um tipo de preparo particular. Trata-se da gravatinha, ou Farfalle, que é uma massa que também vai bem na hora de montar saladas e pratos leves, ou acompanhada de molhos mais espessos. Ademais, combina muito bem em pratos frios.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.