Pajem ou pagem? Veja o que significa a palavra que muita gente erra

Perceba qual é a forma correta entre as versões pajem e pagem. Descubra a etimologia por trás da palavra e outros exemplos semelhantes.

A Língua Portuguesa acompanha incontáveis palavras semelhantes, que por vezes a única diferença nas suas estruturas é uma letra. Palavras como “concerto” e “conserto”, assim como “comprimento” e “cumprimento” costumam ocasionar dúvidas. Afinal, elas são pronunciadas semelhantemente.

Veja também: 9 palavras que muita gente escreve com ‘CH’, mas que na verdade são com ‘X’

Nessa perspectiva, a grande questão reside na forma como elas são transcritas. Desde já, vale ressaltar que a pronúncia pode levar os falantes a escreverem palavras inexistentes, com estes podendo trocar “X” por “CH” e “J” por “G”. Essa situação acontece com a palavra pajem. Entenda!

Língua Portuguesa: é pajem ou pagem?

Supondo que você esteja querendo se referir ao menino que acompanha os noivos em uma cerimônia de casamento carregando as alianças, a versão correta é pajem.

Historicamente, o substantivo pajem indica um escudeiro; um moço na Idade Média que carregava as armas dos nobres e lhes prestava serviços dos mais variados.

Além disso, essa palavra também servia para expressar um criado que acompanha um cavaleiro numa viagem, assim como uma pessoa responsável pela limpeza de um navio de guerra, conforme destaca o site Dicionário Online de Português.

Qual é a etimologia da palavra?

A etimologia consiste no campo de estudo que pesquisa a origem das palavras. Diversas palavras usadas no português têm origem em idiomas europeus, como o caso de pajem.

Curiosamente, essa palavra tem origem na palavra francesa page. Apesar da versão original ser escrita com g, devemos escrever com j, assim como as palavras cognatas de pajem, como pajear.

A palavra pajem é uma exceção à regra ortográfica do português que normalmente emprega a letra g em palavras terminadas no sufixo -agem. Veja alguns exemplos:

  • paragem;
  • paisagem;
  • garagem.

Por esse ângulo, a dúvida é válida por parte dos falantes, ainda mais se tratando de uma exceção em nosso idioma. Assim sendo, para que você consiga se certificar da forma correta de outras palavras, é recomendável a consulta constante ao dicionário tradicional e sua versão de sinônimos. Somos todos eternos aprendizes e nunca sabemos o suficiente. Por isso, não tenha medo de procurar saber mais.

*Com informações de Dício

você pode gostar também

Comentários estão fechados.