Pandas comem apenas bambu por cerca de seis milhões de anos
Tanto foi o amor, que os pandas vieram “equipados” com uma mão com seis dedos para pegar melhor a planta.
Fósseis encontrados sugerem que pandas-gigantes tenham comido bambu por cerca de seis milhões de anos. Inclusive, além dos cinco convencionais dedos em suas mãos, os pandas-gigantes modernos possuem um osso do pulso aumentado, justamente utilizado para manipular essa planta
Pelo visto, a história de pandas comendo bambu é mais antiga do que imaginávamos. Para saber mais, confira o artigo na íntegra!
Leia mais: Urso Panda – característica, reprodução, alimentação, habitat, extinção
Os pandas e os bambus
Os Ailuropoda melanoleuca, ou pandas-gigantes modernos, já possuem o que denominamos “sesamóide radial”, ou seja, o osso do pulso aumentado para manipular o bambu. Segundo pesquisadores, evidências documentadas da estrutura semelhante foram encontradas apenas de 100.000 a 150.000 anos atrás.
Porém, agora, uma nova análise de fósseis feita pelo Museu De História Natural de Los Angeles sugere que essa característica também estava presente no gênero ancestral do panda, Ailura Actos, durante o final do período Mioceno. Essa seria, então, a evidência mais antiga em mais de 5,8 milhões de anos.
Na imensidão da floresta, os pandas-gigantes trocaram a dieta onívora de carne e frutas para consumir bambus silenciosamente. Porém, segurar firmemente as hastes de bambu para esmagá-las em tamanhos de mordida era uma adaptação crucial para garantir a alimentação dos pandas.
A descoberta do fóssil
O espécime foi descoberto em Shuitangba, um local perto da cidade de Zhaotong, na China, que remonta ao final do período Mioceno, cerca de seis a sete milhões de anos atrás.
Suas informações foram comparadas com a forma e o tamanho do osso do pulso com informações anteriores sobre os sesamóides radiais. As descobertas revelam que a estrutura é semelhante a um polegar do panda-gigante moderno. No entanto, não se assemelhava ao de l. arctoides.
Visto isso, os pesquisadores puderam concluir que a dieta de bambu está presente na linhagem do panda há pelo menos seis milhões de anos.
Comentários estão fechados.