Panela de pressão: Quais alimentos devem ser evitados nela?
Muitas pessoas possuem medo de cozinhar na panela de pressão. Descubra, abaixo, quando o medo é justificável
A panela de pressão funciona para otimizar o cozimento dos alimentos. Isso porque ela consegue aumentar muito mais rápido a temperatura do líquido que está nela, reduzindo assim o tempo para cozinhar, assim como o uso do gás. Para isso, é necessário que haja vapor, responsável por pressurizar a panela.
Para que este processo seja feito da maneira correta, as panelas contam com válvula de segurança e sistema lateral de segurança. Porém, pode ser que nada disso lhe ajude, caso você cozinhe alimentos que não devem ir para a panela de pressão!
Leia mais: 3 cuidados necessários que você deve ter ao usar a panela de pressão
Alimentos que não devem ser cozidos na panela de pressão
Usuários da panela de pressão precisam entender o mecanismo de utilização para que todo o processo seja seguro. Entre os princípios básicos, tem-se que a pressão deve ser aumentada de maneira gradual e controlada.
Logo, deve-se evitar tudo que tenha risco de explodir dentro da panela ou que libere muitos gases. Portanto, listamos alguns alimentos que simbolizam perigo, justamente por contrariar os princípios de segurança da panela:
Leite condensado em caixinha de papelão
O doce de leite é produzido a partir leite condensado cozido em altas temperaturas e por tempo prolongado. O que muitas pessoas não sabem, porém, é que a caixa de leite condensado pode explodir se não for inserida na panela da forma correta, devido à diferença de pressão entre a panela e a latinha, fator que causa derretimento da embalagem de papelão. Dessa forma, opte preferencialmente pela lata de alumínio.
Entretanto, caso você só tenha a embalagem de caixinha, siga essas instruções: envolva toda a caixinha com papel alumínio e, a seguir, insira água na panela suficiente para cobrir a caixa envolta pelo alumínio. A partir daí, cozinhe normalmente.
Bebidas gaseificadas
Muitas receitas são criadas a partir de combinações improváveis e experimentações duvidosas. No entanto, podemos garantir que não é uma boa ideia inserir nenhuma embalagem gaseificada na panela de pressão! Sob aquecimento, gases se expandem e aumentam a pressão no recipiente. Isso pode ocasionar explosão da embalagem de bebida e, logo em seguida, uma explosão ainda maior da panela de pressão!
Carnes com grandes cortes que estejam congeladas
Fornos micro-ondas costumam disponibilizar a opção ”Descongelar”. Caso você não tenha um, existem outras opções: deixar a carne descongelando dentro da geladeira durante a noite ou deixar a carne descongelando em cima de uma mesa por algumas horas. Não importam os meios, colocar carne congelada na panela de pressão pode não ser a melhor opção.
Embora legumes congelados possam ser cozidos sem maiores problemas, carnes congeladas – especialmente grandes pedaços – podem se expandir e ultrapassar a capacidade máxima da panela. Acidentes podem acontecer quando este limite máximo é ultrapassado!
Cevada, aveia e ervilha seca
Ervilha seca é um grão, cevada é um cereal e a aveia é um cereal integral. O que eles possuem em comum? Todos, quando submetidos a altas temperaturas, liberam muita espuma. Esta espuma irá aumentar a pressão da panela. Como consequência, pode ser que a pressão aumente em níveis não controlados, aumentando consideravelmente o risco de explosão. Portanto, tome cuidado especial com estes alimentos, especialmente a ervilha – que costuma ser utilizada para preparo de sopa.
Comentários estão fechados.