Café descafeinado: para onde vai a cafeína retirada?

Tomar café é um vício mundial e o excesso dessa bebida quentinha e maravilhosa pode causar efeitos colaterais perigosos como a convulsão, por exemplo.

O consumo de café é exorbitante em todo o mundo, principalmente quando é analisado o ritmo da vida das pessoas e percebe-se que a maioria delas toma a bebida para simplesmente relaxar. Contudo, após estudos realizados pela Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos, foi confirmado que o alto consumo do café, ou melhor, da cafeína pode causar episódios de convulsões, além de outros sintomas prejudiciais.

Através disso o consumo do café descafeinado aumentou, mas será que esse tipo de café realmente não tem cafeína? E para onde vai a cafeína retirada do café?

Leia mais: O que ocorre quando combinamos o álcool com o café?

O café descafeinado realmente não possui cafeína?

Para as pessoas que se preocupam com os efeitos colaterais da cafeína, essa é, com toda certeza, uma informação importante. Por isso, saiba que enquanto uma xícara média de café comum possui 95 mg de cafeína, a mesma quantidade de bebida de um café descafeinado possui apenas 2 mg de cafeína. Isto é, nos cafés descafeinados, é removido cerca de 97% da cafeína dos grãos, uma redução considerável, principalmente para quem está evitando a substância.

Para onde vão os 97% de cafeína retirada dos cafés descafeinados?

Os negócios com o café descafeinado podem ser tão lucrativos quanto a venda dos cafés normais, isso porque, além da venda da bebida, existe a venda da cafeína retirada dos grãos, ou seja, basicamente a cafeína é reciclada. Os 97% de cafeína que são retirados do café são vendidos para empresas de refrigerantes e algumas instituições farmacêuticas.

Como é feita a retirada da cafeína?

Para a realização do processo de descafeinização, existem várias formas, tais como: umedecer os grãos de café para que a cafeína possa se dissolver e ser extraída de fato, ou até mesmo a utilização de solventes para retirar a cafeína dos grãos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.