Parece semente, mas não é! Conheça a menor fruta do mundo
A menor fruta do mundo, apesar do pequeno tamanho, não deixa a desejar quando o assunto é nutrição.
No incrível reino da botânica, somos frequentemente surpreendidos pela diversidade e maravilhas inesperadas. Já imaginou qual seria a menor fruta do mundo?
Muitos podem pensar em mirtilos ou até mesmo uvas, mas a verdadeira campeã em tamanho minúsculo é uma fruta pouco conhecida no Brasil.
A menor fruta do mundo é a Wolffia globosa, uma planta aquática e quase desconhecida por muitos brasileiros.
Apesar de seu tamanho que parece um pequeno grão, ela possui características únicas e intrigantes que a tornam uma verdadeira joia da biodiversidade.
Imagem: Reprodução.
A menor fruta do mundo
A menor fruta do mundo é conhecida como watermeal asiática, ou Wolffia globosa. Além de ser a menor fruta, é também a menor planta capaz de florescer.
Originária de ambientes aquáticos, essa planta surpreende pelo seu tamanho diminuto. Ao atingir seu tamanho máximo, a Wolffia globosa pode chegar a menos de um centímetro, enquanto sua fruta é ainda menor, variando de 0,7 a 1,5 milímetros.
Para se ter uma ideia, esse tamanho é praticamente equivalente ao da Sonolepsis molesta, conhecida como formiga ladrão, uma das menores do mundo.
Ao segurar uma fruta dessa planta, ela seria apenas um pequeno rastro em suas mãos, o que não a torna exatamente comestível, pelo menos é o que se imagina.
Rica em proteínas, ela é cultivada regularmente por muitos povos do Sudeste Asiático. Por isso, ela pode não ser vista no Brasil.
Embora não seja capaz de proporcionar uma sensação de saciedade como outras frutas, um bom punhado dela pode ser uma excelente adição para enriquecer qualquer preparo culinário.
Mesmo sendo muito nutritiva, incorporar essa planta à dieta pode não ser a tarefa mais simples. Ela é difícil de encontrar, a menos que seja em mercados asiáticos.
Comentários estão fechados.