Estas partes do corpo são consideradas ‘inúteis’ pelos cientistas
Entre as partes do corpo que os cientistas consideram inúteis estão os mamilos masculinos e os músculos do ouvido.
Ao longo do tempo, a ciência busca pela explicação de algumas partes do corpo que são inúteis, ou ao menos aparentam ser. No entanto, nem todas elas possuem explicações óbvias, isso porque existem ainda muitos mistérios em nosso corpo. Então, leia a seguir quais são esses itens “dispensáveis” em nós, caso você tenha curiosidade sobre a anatomia humana.
Partes do corpo que são “dispensáveis”
Por muito tempo, alguns membros, músculos ou até mesmo órgãos foram considerados dispensáveis. No entanto, a ciência descobriu utilidades para eles, como o apêndice, que abriga bactérias benéficas para o nosso corpo e saúde mental.
Por isso, as partes do corpo a seguir são consideradas dispensáveis, mas isso ainda pode mudar. Confira abaixo e veja quais são:
Cóccix
Muitas das partes dispensáveis de nosso corpo são espécies de vestígios de nossa evolução. Por exemplo, temos o cóccix, que é o osso triangular que fica na parte final da coluna vertebral. Segundo estudos, essa seria uma parte que daria origem a uma cauda, como a que os demais primatas possuem.
Porém, nós perdemos a cauda, mas ainda não o cóccix.
Mamilos masculinos
Todo homem já deve ter se perguntado, em algum momento, para que servem os seus mamilos. No caso, a explicação para esse “mistério” está em nossa genética, mais precisamente quando ainda somos embriões.
Afinal, durante os primeiros momentos de formação humana, não há definição de sexo, e é nesse momento que nascem os mamilos.
Dentes do siso
A maioria de nós já enfrentou muita dor, ou ao menos um leve incômodo, com os dentes do siso, o que nos leva a perguntar: para que eles servem?
Bom, assim como o cóccix, o siso é um vestígio da nossa evolução, visto que nós, seres humanos, precisávamos do siso para comer vegetais duros ou carnes, o que não é mais necessário.
Músculos auriculares
Por fim, temos os músculos auriculares, que ficam na parte externa e visível da orelha, sendo mais um exemplo de vestígio evolutivo. Segundo algumas teorias científicas, os músculos seriam usados para o movimento da orelha, assim como em outros animais.
No entanto, o ser humano perdeu essa habilidade e por isso esses músculos se tornaram inúteis.
Comentários estão fechados.