Participantes do Enem Digital foram beneficiados com prova mais fácil? Entenda!

Redes sociais encheram de reclamações sobre a diferença entre as versões do Enem.

PUBLICIDADE

Com as medidas sanitárias impostas durante a pandemia do novo coronavírus, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi dividido em duas versões. A versão impressa ocorreu nos dias 17 e 24 de janeiro, já a versão digital ocorreu no dia 31 de janeiro e terá a última aplicação no dia 7 de fevereiro.

Dessa forma, muitos candidatos reclamaram afirmando que a versão digital estava mais fácil. Essa impressão é uma questão a ser explicada, uma vez que o governo federal tem como objetivo tornar o Enem totalmente digital.

O Enem Digital é mais fácil?

O gerente de Inteligência Educacional e Avaliações do Poliedro, Fernando Santo, comentou sobre a sensação dessa versão ser mais fácil. Na hora de montar, é só distribuir as perguntas com base nos graus de dificuldade de cada uma. Os assuntos podem ser diferentes, mas o número de questões consideradas simples vai ser aproximadamente o mesmo em todas as versões do Enem”, disse.

PUBLICIDADE

Sendo assim, o banco de questões das duas versões foi o mesmo, porém as questões eram diferentes. Já a diferença de questões é o protocolo normal para evitar que alguns candidatos tenham mais preparo que os demais.

O nível de dificuldade é determinado por testes feitos com grupos de estudantes. Assim, se muitos erram uma determinada questão, ela é classificada como difícil.

Como é feita a correção do Enem Digital?

PUBLICIDADE

O método de correção utilizado é a Teoria de Resposta ao Item (TRI), mesmo método da versão impressa. Por meio do método, é analisada a coerência das respostas e não a quantidade de acertos.

De acordo com o sistema, justifica-se que um candidato que acertar uma questão difícil deve ser capaz de acertar uma fácil. Dessa maneira, é considerado um método anti-chute.

Leia também: Enem 2020: Veja quando sai resultado e outras datas importantes

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More