Passkeys fornecem mais segurança; grandes empresas devem torná-la um padrão
Novo padrão de segurança promete fornecer menos vulnerabilidade aos usuários.
As senhas convencionais são uma das formas mais comuns de proteção de contas e informações online, contudo elas têm certas limitações que acarretam em uma maior vulnerabilidade, deixando então os usuários reféns de ataques cibernéticos ou até mesmo do próprio esquecimento. Em contrapartida, as passkeys surgem como uma alternativa que será capaz de solucionar esse e demais problemas. Saiba por que devemos começar a utilizá-las.
Os riscos ao utilizar passkeys são menores
Passar por situações de insegurança na internet hoje em dia é muito mais comum do que se pensa. Uma das práticas mais relatadas atualmente são ataques onde hackers conseguem roubar senhas para tomar informações confidenciais dos usuários. Outra bastante frequente a prática do phishing, uma situação na qual as pessoas são influenciadas a fornecer senhas para sites duvidosos.
Uma solução se faz necessária para promover mais segurança, certo?
Conhecendo as passkeys
Devido aos problemas citados e outros, as senhas convencionais se tornam cada vez menos seguras. Uma forma de superar isso é utilizando as passkeys. Também conhecidas como chaves de acesso. Elas são criptografadas e, por isso, são mais “resistentes” às problemáticas que ameaçam a segurança quando as senhas convencionais são utilizadas. Essa ferramenta aumenta os níveis de proteção devido a não reutilização de senhas.
Cada serviço realizado com ela recebe uma chave de acesso diferente. Isto é, caso alguma conta seja comprometida, não há a possibilidade de afetar outras, pois as senhas não se relacionam entre elas.
Além disso, passkeys são tão práticas que dão a liberdade de o usuário não se esforçar para gravar e digitar numerações complexas. Isso faz com que haja uma economia de tempo e também uma experiência eficiente. Aliás, em alguns dispositivos, é possível utilizar até mesmo a biometria para acelerar a autenticação delas.
Como as empresas estão enxergando seu uso
Nesse sentido, empresas big tech como Microsoft, Apple e Google estão se movimentando para promover o uso das passkeys, a fim de torná-las um padrão de segurança. Estas companhias já contam com uma integração com as chaves de acesso em seus produtos, como visto nas atualizações recentes da Apple, suportes de senha da Google e implementações no Windows por parte da Microsoft.
Com isso, a tendência é que dentro de dois anos a forma padrão de autenticação seja por meio das passkeys. Em outras palavras, o mundo digital contará com mais segurança e praticidade em muitas áreas.
Comentários estão fechados.