5 passos essenciais para se preparar e ser aprovado no Enem 2019

Alguns passos durante a rotina de estudos podem te dar uma vantagem na hora de realizar o Enem 2019.

0

O Enem é a porta de entrada para admissões em várias faculdades e universidades situadas no país. Um estudante que deseja cursar uma graduação, deve se inscrever no exame para ter a chance de entrar no ensino superior.

Esse exame é altamente competitivo e os testes são realizados sob a égide do Ministério da Educação. Atualmente poucas universidades tem um sistema de seleção próprio para o ensino público gratuito. Se um aluno concorrente se qualificar com sucesso no Enem, ele receberá a autorização para ingressar em uma instituição de ensino superior.

Uma das maiores dúvidas dos estudantes é como se preparar para o exame e ter boas chances de serem aprovados. Pensando nisso, reunimos 5 dicas essenciais para estudantes que querem se preparar e ser aprovados no Enem 2019.

1. Concentre-se em aprender conteúdo principal

Pergunte ao seu professor quais tópicos podem ser abordados no exame. Coloque isso no seu horário de estudos. Lembre-se de que, no último mês antes dos exames, você deve revisar e melhorar apenas sua técnica.

Você não deve estar empenhado em aprender um material novo próximo do Enem. O trabalho pesado de aprender novos conteúdos deve ser feito ao longo do ano.

2. Planejamento

Ao planejar seus estudos esteja ciente de que precisará de tempo para descanso, relaxamento e revisão. Não se preparar pode acarretar em dificuldades nos dias de Enem. Para aumentar a confiança e o desempenho, um pouco de trabalho por um longo período de tempo é muito mais benéfico do que tentar estudar todo o conteúdo de última hora.

3. Técnica

Lembre-se de que uma coisa é saber o conteúdo do plano de estudos e outra bem diferente é poder aplicar seu conhecimento em um ambiente de exame que responda às perguntas feitas. No Enem, interpretar uma pergunta de três linhas e entender o que está sendo perguntado é mais difícil do que pode parecer.

4. Aprendizagem eficaz

Aprenda o conteúdo principal e, ao mesmo tempo, estude como esses tópicos foram aplicados em provas anteriores. Você pode melhorar o desempenho do seu exame começando a trabalhar com base nas provas anteriores. O importante para o estudante no momento da prova é usar o que sabe de forma eficaz e eficiente.

5. Limites

Se você disser a si mesmo que tem apenas 40 minutos para concluir sua lição de casa ou ler sobre um novo tópico, siga o seu cronograma. Recompense-se (por exemplo, meia hora de TV ou 30 minutos no smartphone), mas somente se você conseguir concluir suas tarefas a tempo. Dê a si mesmo limites de tempo e recompense a si mesmo, isso fará com que o seu tempo seja administrado de forma extremamente eficiente.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.