Cientistas descobriram que peixes são capazes de fazer contas de matemática
Esses animais são capaz de fazer contas simples de adição e subtração.
Aposto que você já ouviu a expressão “memória de peixe”, não é mesmo? Esses bichinhos não são considerados os mais espertos na natureza e são conhecidos por esquecerem rapidamente das coisas. Porém, isso não é bem uma verdade, afinal, alguns cientistas descobriram que peixes são capazes de fazer contas matemáticas.
Leia mais: Você sabia que alguns animais são os últimos de seu gênero?
Como foi feita a pesquisa?
Em uma pesquisa feita pela Universidade de Bonn, na Alemanha, peixes da espécie Zebra mbuna e algumas arraias foram capazes de realizar cálculos simples de matemática. Através de uma série de testes, esses bichos se mostraram capazes de somar e subtrair em contas com números de um a cinco.
Em telas que mostravam uma certa quantidade de figuras geométricas separadas entre as cores azul ou amarelo, os animais deveriam somar ou subtrair uma unidade, respectivamente. Para isso, assim como o adestramento com outras espécies, foram utilizadas recompensas para estimular os peixes.
Logo, quando eram apresentados 3 quadrados azuis (cor que representa soma), o peixe teria que adicionar mais um. Para confirmar sua resposta, deveria nadar até uma das duas telas secundárias que seriam mostradas, uma com quatro formas geométricas e outra com duas. Com isso, era só ir até aquela que tinha mais formas geométricas para ganhar sua recompensa.
Inclusive, para confirmar se eles realmente possuíam a capacidade de fazer conta e não só reconhecer imagens com mais figuras, os peixes foram apresentados a outros testes. Neles, quando apresentados a dois quadrados, deveriam nadar para tela que adicionava uma figura a mais, aquela com três. Nesses casos, o desempenho deles continuou quase o mesmo.
Qual foi o desempenho dos peixes?
Ao final da pesquisa, os peixes foram capazes de acertar 78% das somas e 69% das subtrações. Enquanto isso, as arraias se mostraram verdadeiras mestres da matemática. Afinal, conseguiram acertar 94% das somas e 89% das subtrações. No final, os resultados foram muito surpreendentes para a comunidade científica.
Isso porque os peixes não possuem a parte do cérebro utilizada por outros mamíferos para realizar tarefas complexas. Ademais, nenhuma espécie desses animais é conhecida por utilizar qualquer habilidade numérica na natureza.
Comentários estão fechados.