Pense duas vezes antes de pedir gelo para as bebidas do avião; entenda porque
De acordo com especialistas, essa prática, que pode parecer inofensiva, tem um potencial nocivo à saúde dos passageiros. Saiba mais!
As companhias aéreas vendem a passagem de avião e liberam muitos serviços que podem ser aproveitados durante o voo. No entanto, é preciso ter cuidado com algumas das opções que são oferecidas na viagem, como, por exemplo, colocar gelo nas bebidas.
Pedir gelo pode ser uma prática comum para melhorar os drinks e outras bebidas, mas não é muito higiênico. É importante ressaltar que a água do avião é potável e considerada segura.
Mas o gelo do avião corre risco de contaminação por conta da qualidade da água e o relato abaixo de um funcionário de avião sobre o consumo de gelo é, no mínimo, preocupante.
Por que você não deve pedir gelo durante o voo?
Assim como outras empresas que oferecem consumo de alimentos e bebidas, as companhias aéreas devem seguir um protocolo de limpeza e higiene durante os voos. No entanto, a periodicidade com que a limpeza e a higienização são realizadas é o motivo da preocupação.
O avião tem um sistema de canos que fornece água para produzir o gelo e atender a outros espaços da aeronave. Quando não são limpos com frequência, esses ambientes podem conter bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde dos passageiros.
Assim, o gelo produzido dentro do avião pode conter bactérias, gerando desconforto intestinal e mal-estar. Por isso, é melhor evitar!
É seguro beber água, café e chá servidos no avião?
Da mesma forma, outras bebidas, como café e chá, também merecem atenção quando são consumidas dentro do avião.
Isso acontece porque não é possível saber a procedência da água, que além de servida “pura” é a matéria prima para o chá e o café.
No debate sobre esse consumo, principalmente em fóruns online, a indicação é a de que a água é potável. Mas as pessoas relatam que as companhias aéreas não são obrigadas a realizar a limpeza dos canos com uma frequência mensal ou semanal.
Relato de um funcionário de uma companhia aérea sobre o gelo servido a bordo
Um aviso importante foi feito, de forma anônima, por um funcionário de uma empresa aérea. Ele relatou no Reddit (comunidade de fóruns online) que nem sempre os tanques de água são higienizados com a frequência necessária.
Além disso, ele relata ter presenciado uma cena clara de contaminação do gelo. Em um voo entre as cidades de Boston e Oakland, outro funcionário colocou caranguejo fresco no gelo e, depois, o gelo continuou sendo usado normalmente no voo de volta.
“Durante a orientação, eles nos disseram para nunca colocar gelo na bebida. Eles nunca limpam as caixas de gelo”, disse o funcionário.
As informações do relato não foram confirmadas por nenhuma companhia aérea, mas, ainda assim, coloca um alerta sobre o consumo de alimentos e bebidas em ambientes públicos, como o avião.
Apesar de ser uma decisão individual, a melhor orientação para aproveitar as bebidas durante o voo é escolher líquidos que são servidos em embalagens lacradas e evitar pedir gelo para as bebidas.
Em caso de dúvidas durante o voo, solicite o auxílio da tripulação para esclarecer informações sobre a qualidade da água servida no avião.
Comentários estão fechados.