Irregularidades em alta: pente-fino do Bolsa Família convocará 5 milhões de pessoas
A fim de combater as irregularidades do Bolsa Família, o pente-fino irá convocar milhões de pessoas a partir de março.
O pente-fino do Bolsa Família estava sendo comentado e organizado pelo Governo Federal. Estima-se que mais de um milhão de pessoas estejam recebendo o benefício de forma irregular, ou seja, sem estar cumprindo com os critérios necessários para receber o repasse. O programa social é voltado para as famílias que estão em situação de vulnerabilidade financeira, em estado de pobreza ou de extrema pobreza. Somente para estes casos.
Este era um momento esperado pelos beneficiários, pois havia expectativas de que as irregularidades poderiam estar em alta. Sendo assim, com o intuito de retirar da folha de pagamento os fraudadores, o governo afirma que as convocações presenciais deverão acontecer a partir do mês de março. Os convocados precisam comparecer ao Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) dos municípios onde residem.
De acordo com o governo, 1,7 milhão de beneficiários podem estar recebendo o auxílio mensal de R$ 600 sem ter direito. A movimentação do pente-fino vai garantir a certeza de quem deve ter acesso e de quem recebe o valor de forma ilegal. A partir do mês que vem, algumas pessoas serão convocadas para revisar os cadastros presencialmente.
Bolsa Família e o auxílio à população
O programa voltou ao nome de origem neste ano, quando Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumiu a presidência do país novamente. Até o ano passado, o programa chamava-se Auxílio Brasil, concebido durante o governo de Jair Messias Bolsonaro (PL). Os nomes são distintos, mas a finalidade é a mesma. Eles têm o mesmo propósito.
Este é o maior programa social do governo. São mais de 20 milhões de beneficiários. O principal objetivo é combater a desigualdade social no Brasil e o estado de pobreza que o país enfrenta. Eles recebem um repasse mensalmente no valor de R$ 600. Muitas pessoas de baixa renda contam somente com esse valor a cada mês.
Comentários estão fechados.