Perderei meus cartões caso tenha o nome sujo?
Muitos acham que ser negativado acarreta na perda dos seus cartões, mas não é bem assim. Saiba mais sobre o que acontece ao sujar o nome.
Primeiramente, boa parte da população está passando por uma situação financeira complicada. Isso as leva a buscar pelas informações que as ajude esclarecendo suas dúvidas, e uma das maiores incertezas é sobre a negativação do CPF.
Desvantagens de sujar o nome
Estar com o nome sujo pode te prejudicar de diversas formas, mas geralmente implica no fato de tanto bancos quanto outras empresas não querer você como cliente pois isso reflexe um tipo de clientes que eles não desejam fechar contratos.
Entretanto, tudo que já está em seu nome como contratos referentes a casa, carro, telefonia ou até mesmo seus outros cartões de bancos – feitos antes do seu nome ficar sujo – permanecerão normalmente.
Perderei meus cartões caso tenha o nome sujo?
A resposta é não, ter o nome sujo não implica na perda de seus cartões, na verdade funciona assim: o cartão que não foi pago será bloqueado e apenas ele você perderá, entretanto todos os outros continuaram em funcionamento desde que permaneçam com suas faturas em dia.
SPC e Serasa
Ambos são órgãos de proteção ao crédito e estar com seu nome negativado neles impacta na vida financeira de qualquer pessoa. Eles funcionam como um histórico, salvando suas características como consumidor e disponibilizam uma nota como pontuação. Esse score influencia na sua capacidade de financiar ou até mesmo de pegar algum empréstimo.
Tudo isso prejudica suas possibilidades na hora de comprar um carro ou até mesmo uma casa.
Como posso acabar sujando meu nome?
Existe diversas possibilidades que fazem com que o consumidor venha ter seu CPF sujo perante os órgãos de proteção ao crédito, como você pode ler a seguir:
- Negativação: é o mais comum e acontece quando o consumidor não pode ou escolhe não pagar a dívida;
- Participação em falência: pessoa jurídica e fazendo parte de uma empresa que vem a falir, assim esta pessoa não pode mais pagar suas dívidas fica com o nome sujo;
- Cheque sem fundo: usar um cheque para pagamento e não possuir o valor em conta;
- Protesto: ao comprar algo num estabelecimento e você não pagar, a loja abre um protesto da dívida num cartório e isso também suja seu CPF;
- Ação judicial: ter seu nome sujo ter uma dívida com uma pessoa que leva isso para a justiça.
Se acaso gostou desse conteúdo e quer ler mais textos como esse, então basta clicar aqui!
Comentários estão fechados.