Perfis de menores de idade no Instagram vão ser reconhecidos por IA
O objetivo do Instagram com o recurso é assegurar uma "experiência adequada à faixa etária". Isto é, eliminar que se torne fácil para esses jovens entrarem em contato com qualquer tipo de conteúdo.
Apesar de aparentemente não apresentarem nenhum perigo iminente, as redes sociais ainda devem ser consideradas ambientes nocivos para crianças e adolescentes. O assunto vem ganhando cada vez mais espaço em rodas de discussão, onde especialistas afirmam que é necessário um controle maior e supervisionado por parte dos responsáveis sobre os conteúdos que eles consumem ou criam. O Instagram está prestes a agir sobre isso.
Leia mais: É possível saber quem deixou de te seguir no Instagram por meio desses aplicativos
A equipe divulgou recentemente que fará uso da inteligência artificial para detectar os perfis de menores de idade, ou seja, pessoas entre 13 e 17 anos na rede. Esse recurso já vinha sendo testado nos Estados Unidos e chegará em breve no Brasil e na Índia. O objetivo do Instagram é assegurar uma “experiência adequada à faixa etária”.
Como a inteligência artificial vai identificar os perfis no Instagram?
Desenvolvido em parceria com a Yoti, a IA vai reconhecer esses perfis por meio de vídeos em formato de selfies. A partir dessa identificação, é feita uma análise para conseguir estimar a idade do usuário através de suas características faciais.
De acordo com a empresa, a IA é capaz de calcular a idade de usuário de 13 a 19 anos, havendo apenas uma pequena margem de erro de 1,5 anos. Após essa identificação e reconhecimento do usuário que é menor de idade, as empresas Meta e Yoti garantem que o vídeo usado no processo será excluído depois de feito o reconhecimento.
Outros métodos também vão estar disponíveis:
Os usuários também vão poder validar os seus dados por meio de sua documentação, podendo assim enviar esses documentos para comprovação da sua idade. Os que serão aceitos pelo Instagram são: certidão de nascimento, carteiras de identidade e habilitação, passaporte e o título de eleitor.
Esses novos recursos vão chegar de forma gradual a todos os usuários ativos da rede social no Brasil e na Índia, de acordo com os dados obtidos pela Sensor Tower. O Instagram também confirmou que esse recurso chegará até o fim do ano no Reino Unido e na União Europeia.
A intenção do Instagram por trás dessa nova medida:
Há um tempo os órgãos de segurança cibernética vêm repreendendo a plataforma por liberar o uso da rede para crianças menores de 13 anos. Eles ainda alegam que o Instagram não tem as ferramentas necessárias para impedir o consumo de conteúdos nocivos por parte desse público.
Após essas críticas iniciais, a rede social passou a obrigar seus usuários a confirmarem suas datas de nascimento, a fim de tentar amenizar o problema. Outra medida adotada foi privar contas de menores de 16 anos por padrão.
Também vale a pena mencionar que o Instagram começou a bloquear DMs de adultos desconhecidos e proibir anunciantes de exibir anúncios com base nos interesses e atividades dos adolescentes.
Comentários estão fechados.