Pesquisa aponta 8 hábitos saudáveis que podem adicionar até 24 de vida; saiba quais são
Um estudo com veteranos norte-americanos identificou os hábitos que garantem longevidade e bem-estar. Eles podem fazer parte da rotina em qualquer idade!
Ter mais tempo de vida é um dos grandes desejos das pessoas. Mas, você já pensou em ter 24 anos ou mais de expectativa de vida apenas realizando algumas mudanças de hábitos? Um grupo de pesquisadores identificou oito hábitos que contribuem para uma vida mais longa e saudável.
Esta pesquisa foi realizada a partir da observação da rotina e saúde de mais de 700 mil veteranos norte-americanos. O resultado apontou que hábitos específicos das pessoas são, de fato, necessários para quem quer ter longevidade.
A partir dos dados analisados, foi possível determinar quantos anos a mais uma pessoa pode ganhar de acordo com a idade em que inicia a mudança de rotina.
Por exemplo, perceberam que um homem de 40 anos que muda a rotina pode viver até 24 anos a mais do que aqueles que não adotam os mesmos hábitos.
“Ficamos realmente surpresos com o quanto poderíamos ganhar com a adoção de um, dois, três ou todos os oito fatores de estilo de vida”, afirmou Xuan-Mai T. Nguyen, especialista em ciências da saúde do Departamento de Assuntos de Veteranos.
Mais dados do estudo
Em primeiro lugar, os cientistas selecionaram aproximadamente 719.147 veteranos com idades entre 40 e 99 anos. Posteriormente, coletaram os dados médicos dessas pessoas no período de 2011 a 2019.
Dessa forma, foram analisados os hábitos alimentares, físicos, uso de álcool ou drogas e dados sobre saúde mental. Todos os selecionados já participavam do estudo nacional dos veteranos dos Estados Unidos.
Durante a fase de estudo, os pesquisadores identificaram que 33.375 veteranos morreram. A conclusão final da pesquisa revelou que as pessoas com pouca atividade física, que consumiam tabaco e opióides, tinham um risco de morte entre 30% e 45%.
Os casos de consumo excessivo de álcool, estresse e falta de um sono saudável apresentavam um risco de morte de 20%.
Após uma análise dos hábitos mais prejudiciais, descobrimos os melhores hábitos para se ter uma vida mais longa. Confira abaixo!
(Imagem: Freepik/Reprodução)
8 hábitos que podem acrescentar até 24 anos de vida
Um ponto importante dessa pesquisa é que os hábitos apontados podem ser adicionados à rotina em qualquer idade. Nguyen afirma que “quanto mais cedo melhor, mas, mesmo que você faça apenas uma pequena mudança aos 40, 50 ou 60 anos, ainda é benéfico”.
Estes são os hábitos que estendem a vida:
1. Faça exercícios físicos;
2. Mantenha uma alimentação saudável e balanceada.
3. Não consuma tabaco;
4. Evite o vício em opioides;
5. Tenha uma rotina adequada de sono;
6. Reduza o estresse;
7. Evite o consumo excessivo de álcool;
8. Busque boas relações sociais.
Todos os fatores foram determinados com base em dados de mais de 700 mil pessoas. As pessoas que alteraram sua rotina e adotaram hábitos saudáveis conseguiram aumentar a expectativa de vida em cerca de 23,7 ou 22,6 anos, segundo a pesquisa norte-americana.
Logo, esses hábitos simples garantem qualidade de vida, incentivando a saúde do corpo e da mente.
Comentários estão fechados.