Pesquisadores da Finlândia apontam qual é a raça de cachorro mais inteligente do mundo

Estudo com mais de 1.000 cães de 13 raças diferentes chegou à conclusão de qual é o cachorro mais inteligente do planeta.

Há alguns anos, o Border Collie é considerado o cão mais inteligente do mundo, graças ao seu instinto de pastoreio e histórico de trabalho duro. Porém, pesquisas recentes apontam que outra raça pode ser considerada a mais inteligente do mundo: O Pastor Belga Malinois.

Cão mais inteligente do mundo.
Foto: Canva.

Entenda a mudança

Desenvolvido na Universidade de Helsinque, na Finlândia, o estudo publicado na Scientific Reports avaliou mais de 1.000 cães de 13 raças diferentes em 10 exercícios, chamado smartDOG, para medir suas habilidades cognitivas e comportamentais.

No estudo, Saara Junttila, a autora e PhD em cognição canina, afirmou que todas as raças apresentam pontos fortes e fracos. Assim, enquanto alguns podem ser ótimos em ler gestos humanos, outros não são bons na hora de resolver problemas que exigem habilidade espacial, como os labradores retriever.

Considerado como uma escolha para quem buscava cães inteligentes, farejadores e de guarda, os belga Malinois foram colocados como uma escolha perfeita, porque mostram independência, capacidade de resolução de problemas de forma rápida e de leitura de movimentos humanos.

Katriina Tiira, professora doutora e diretora-executiva dos testes smartDOG, afirma que o belga Malinois se destacou na hora de resolver problemas cognitivos, com bons resultados em todos os testes, conforme os dados da pesquisa.

Nos testes, o pastor belga alcançou o primeiro lugar, com 35 pontos, em uma escala máxima de 39. Em segundo está o até então conhecido como mais inteligente do mundo, o Border Collie, com 26 pontos. Em terceiro está Hovawart, com 25 pontos.

Raças conhecidas, como o Golden Retriever e o Labrador, muito bons em intuição emocional, ocupam o 13° e o 9° lugar da lista, respectivamente. Nos testes cognitivos, essas raças não pontuaram tão bem.

A equipe do estudo aponta que o ideal é saber qual habilidade você busca em um animal e buscar a raça que é melhor no que você valoriza. Isso porque eles defendem que um perfil cognitivo é mais útil do que os sistemas de classificação de inteligência animal.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.