Auxílio-inclusão de R$606 está sendo pago em 2022

INSS cria auxílio-inclusão para pessoas com deficiência que estejam exercendo atividade remunerada. Veja quem tem direito e como solicitar.

Pode ser que você tenha direito a receber o novo benefício do Governo Federal, distribuído pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e nem saiba disso. Trata-se do Auxílio-Inclusão, que fornece um abono de meio salário mínimo – correspondente à R$606 em 2022. Ao longo deste artigo falaremos mais a respeito do benefício, então acompanhe a leitura e descubra mais sobre o auxílio de R$606 e os critérios para recebimento do mesmo.

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Auxílio-inclusão do INSS é um incentivo

Políticas de inclusão e acessibilidade têm como principal objetivo inserir ou manter pessoas com necessidades especiais no mercado de trabalho, estimulando a empregabilidade de pessoas muitas vezes vistas como ‘’menos capazes’’ por serem portadoras de alguma deficiência física ou intelectual. Além disso, elas engajam a movimentação da economia com o aumento do poder de compra deste público.

Neste sentido, o auxílio-inclusão, cumpre o seu papel social ao fornecer um auxílio de meio salário mínimo a pessoas com deficiência. Confira abaixo quais são os critérios para elegibilidade.

Quem pode receber este benefício governamental?

Os cidadãos elegíveis ao recebimento do benefício são cidadãos brasileiros com deficiência que recebem ou já receberam o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Quais são os critérios para receber o benefício?

Embora o valor possa ser liberado para pessoas com deficiência que já receberam o BPC e não recebem mais, há um limite: Apenas aqueles que receberam nos últimos cinco anos podem solicitar o benefício. Além disso, esses são os seguintes requisitos para solicitação do auxílio:

  • A deficiência precisa ser comprovada por emissão de laudo médico detalhado;
  • Ter recebido o BPC nos últimos cinco anos ou ter o benefício interrompido durante o mesmo período;
  • Não estar incluso na lista de órgãos de proteção ao crédito (não estar com ”nome sujo”);
  • Estar em uma família cuja renda familiar não exceda 2 salários mínimos per capita;
  • Estar com a inscrição atualizada no Cadastro Único do Governo Federal;
  • Estar inscrito no Regime Geral de Previdência social ou previdência municipal e estadual;
  • Comprovar que exerce uma atividade remunerada.

Como faço para solicitar o benefício?

O auxílio pode ser solicitado através do aplicativo Meu INSS e o prazo para saber se foi aprovado é de 30 dias úteis após a solicitação. Mas não se preocupe: É possível acompanhar o seu pedido através do App. Para isso:

  • Baixe o aplicativo Meu INSS e faça o login;
  • Selecione a opção ”Novo Pedido”;
  • Pesquise por ”Auxílio-Inclusão” e selecione a opção ”benefício”;
  • Informe os seus dados e clique em avançar até o cadastro ser confirmado;
  • Caso queira acompanhar o seu pedido, vá para a página inicial e procure por ”Consultar pedidos”.
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