Pix facilita a vida de quem trabalha com RH e auxilia no cumprimento do LGPD.
O pix hoje é um sucesso gigantesco e já é a segunda principal forma de pagamento mais usada no Brasil, ficando somente atrás do dinheiro
Passados quase 2 anos da sua estreia em novembro de 2020, o pix hoje é um sucesso gigantesco e já é a segunda principal forma de pagamento mais usada no Brasil, ficando somente atrás do dinheiro, dados da pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
Foram contabilizados mais de 438milhões de chaves PIX desde 2020 até abril de 2022 pelo Banco Central. Desse montante, quase 18,6 milhões são referentes a empresas, os outros 420 milhões são pessoa física e desse modo a rotina do RH de empresas também mudou.
O setor de recursos humanos dispensa a solicitação de dados para efetuar o pagamento dos colaboradores, basta somente a chave Pix. Feito isso o valor entra instantaneamente na conta, até existem iniciativas direcionadas ao setor, exemplo do RHPix.
“Iniciamos a utilização do RHPix, um sistema de pagamento de salários desenvolvido pela Employer para realizar de forma segura o pagamento em 2021, em parceria com o Banco do Brasil e Banco Itaú”, explica Vera Lúcia Santos, especialista em RH da Employer. “A transferência ocorre quase instantaneamente, a plataforma emite um aviso via SMS que o salário está na conta e o colaborador pode estar em qualquer lugar do país para conferir, bastando entrar no aplicativo ou site de seu banco”, completa.
A autonomia que o sistema trouxe para o RH é tão grande que se tornou possível contratar e pagar alguém que sequer tenha uma conta bancária, isso pode acabar trazendo uma economia extra por não ter descontos das tarifas convencionais dos bancos. “O Pix beneficia o RH da empresa, pois é possível eliminar trabalhos manuais, reduzindo horas gastas nessas atividades e tarifas bancárias que bancos convencionais sempre aplicam nas transações de pagamento”, explica Vera Lúcia.
A gestão de todos os pagamentos da empresa pode ser realizada via internet, na nuvem, eliminando os documentos físicos.
Para as pequenas e médias empresas, existe também uma coisa a menos para se preocupar, como o colaborador e o RH possuem distintos acessos, somente são visualizados os dados necessários pela empresa, de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
Comentários estão fechados.