Quais são os planaltos brasileiros? Localização e principais características

Formações geológicas antigas, planaltos são relevos de locais com altitudes elevadas. Conheça os existentes no território brasileiro!


Planaltos, também conhecidos como platôs, são um tipo de relevo, ou seja, um dos diferentes conjuntos de formas físicas que moldam a superfície terrestre.

Característicos de locais com altitudes elevadas, os planaltos podem ser encontrados em regiões acima de 300 metros do nível do mar até a 2 mil metros de altura. São relevos com forma geralmente ondulada, já que possuem formação geológica mais antiga e por isso, têm terrenos mais acidentados, devido ao processo de deposição e erosão do solo.

Mapa dos Planaltos Brasileiros
Mapa dos Planaltos Brasileiros e sua localização

Por suas feições arredondadas e altitude mais altas, os planaltos estão entre as planícies e as montanhas: são menos planos que o primeiro relevo e menos íngremes que as montanhas. Entre as formas comuns presentes nos planaltos, estão os morros, serras, escarpas e chapadas.

Planaltos brasileiros

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, 75% do território brasileiro é ocupado por planaltos. São eles:

  • Planalto das Guianas

Localizado no norte do Brasil (nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá), no sul da Venezuela, leste da Colômbia e, em sua totalidade, na Guiana, Suriname e Guiana Francesa, o Planalto das Guianas é uma das formações geológicas mais antigas do mundo.

Foto do Planalto das Guianas
Foto do Planalto das Guianas

O relevo conta com a presença de cânions e é coberto por floresta equatorial. Seu ponto mais elevado é o Pico da Neblina, com 2.995 metros de altura. É o ponto mais alto do Brasil e está localizado na Serra do Imeri, na fronteira do Amazonas com a Venezuela.

  • Planalto Brasileiro

Sub-dividido em:

  • Planalto do Meio-Norte (Maranhão-Piauí)

Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do País, ocupando o Maranhão e parte do Piauí, o Planalto do Meio-Norte, ou Maranhão-Piauí, é ocupado por diferentes tipos de vegetação, como mata dos Cocais, floresta Amazônica, semiárido e cerrado. Por ser rica em minérios, a região tem a mineração como uma das principais atividades econômicas.

  • Planalto da Borborema (Nordestino)

Localizado na região nordeste do país, o Planalto da Borborema, ou Nordestino, ocupa os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com altitude média de 500 metros, a formação é uma barreira natural que impede a passagem das massas úmidas do Oceano Atlântico até o continente, que contribui para o clima vegetação semiárido da região.. Sua maior altitude é o Pico do Papagaio, localizado em Pernambuco, com 1.260 metros.

  • Planalto Meridional (Sul-Sudeste)

Localizado na região Sul, no extremo sul do Centro-Oeste e em parte da região Sudeste, o Planalto Meridional é subdividido em dois:

    • Planalto arenito-basáltico, com relevo baixo, formado por intercalação de rochas de basalto e arenito;
    • Depressão periférica, situada nas áreas de contato entre bacias sedimentares , formações com espessas camadas de rochas sedimentares, e escudos cristalinos, formação geológica muito resistente e constituída de rochas cristalinas.
  • Planalto do Leste-Sudeste

Ocupa uma faixa territorial que se estende do extremo nordeste de Santa Catarina até a Bahia, o Planalto do Leste-Sudeste abrange, além dos estados citados, os territórios do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com formação predominantemente cristalina, é nele que estão localizadas as serras do Mar e da Mantiqueira.

  • Planalto Central

Localizada na região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, o Planalto Central ocupa os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. Com clima tropical e vegetação típica do cerrado, a região tem relevo que varia entre 300 a 1650 metros de altitude. É nele que está localizada a Chapada dos Veadeiros, patrimônio mundial a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • Planalto Dissecado de Sudeste (Serras do Sudeste)

Localizado no sudeste do Rio Grande do Sul, próximo ao Uruguai, o planalto dissecado de Sudeste é uma região com altitudes mais baixas, com os níveis mais altos em torno de 500 metros. É constituído por granito e gnaisse e tem clima subtropical, com vegetação rasteira.

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More