Quais são os planaltos brasileiros? Localização e principais características

Formações geológicas antigas, planaltos são relevos de locais com altitudes elevadas. Conheça os existentes no território brasileiro!

0

Planaltos, também conhecidos como platôs, são um tipo de relevo, ou seja, um dos diferentes conjuntos de formas físicas que moldam a superfície terrestre.

Característicos de locais com altitudes elevadas, os planaltos podem ser encontrados em regiões acima de 300 metros do nível do mar até a 2 mil metros de altura. São relevos com forma geralmente ondulada, já que possuem formação geológica mais antiga e por isso, têm terrenos mais acidentados, devido ao processo de deposição e erosão do solo.

Mapa dos Planaltos Brasileiros
Mapa dos Planaltos Brasileiros e sua localização

Por suas feições arredondadas e altitude mais altas, os planaltos estão entre as planícies e as montanhas: são menos planos que o primeiro relevo e menos íngremes que as montanhas. Entre as formas comuns presentes nos planaltos, estão os morros, serras, escarpas e chapadas.

Planaltos brasileiros

De acordo com o geógrafo Aziz Ab’Saber, 75% do território brasileiro é ocupado por planaltos. São eles:

  • Planalto das Guianas

Localizado no norte do Brasil (nos estados do Amazonas, Pará, Roraima e Amapá), no sul da Venezuela, leste da Colômbia e, em sua totalidade, na Guiana, Suriname e Guiana Francesa, o Planalto das Guianas é uma das formações geológicas mais antigas do mundo.

Foto do Planalto das Guianas
Foto do Planalto das Guianas

O relevo conta com a presença de cânions e é coberto por floresta equatorial. Seu ponto mais elevado é o Pico da Neblina, com 2.995 metros de altura. É o ponto mais alto do Brasil e está localizado na Serra do Imeri, na fronteira do Amazonas com a Venezuela.

  • Planalto Brasileiro

Sub-dividido em:

  • Planalto do Meio-Norte (Maranhão-Piauí)

Localizado entre as regiões Norte e Nordeste do País, ocupando o Maranhão e parte do Piauí, o Planalto do Meio-Norte, ou Maranhão-Piauí, é ocupado por diferentes tipos de vegetação, como mata dos Cocais, floresta Amazônica, semiárido e cerrado. Por ser rica em minérios, a região tem a mineração como uma das principais atividades econômicas.

  • Planalto da Borborema (Nordestino)

Localizado na região nordeste do país, o Planalto da Borborema, ou Nordestino, ocupa os estados de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte. Com altitude média de 500 metros, a formação é uma barreira natural que impede a passagem das massas úmidas do Oceano Atlântico até o continente, que contribui para o clima vegetação semiárido da região.. Sua maior altitude é o Pico do Papagaio, localizado em Pernambuco, com 1.260 metros.

  • Planalto Meridional (Sul-Sudeste)

Localizado na região Sul, no extremo sul do Centro-Oeste e em parte da região Sudeste, o Planalto Meridional é subdividido em dois:

    • Planalto arenito-basáltico, com relevo baixo, formado por intercalação de rochas de basalto e arenito;
    • Depressão periférica, situada nas áreas de contato entre bacias sedimentares , formações com espessas camadas de rochas sedimentares, e escudos cristalinos, formação geológica muito resistente e constituída de rochas cristalinas.
  • Planalto do Leste-Sudeste

Ocupa uma faixa territorial que se estende do extremo nordeste de Santa Catarina até a Bahia, o Planalto do Leste-Sudeste abrange, além dos estados citados, os territórios do Paraná, São Paulo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Com formação predominantemente cristalina, é nele que estão localizadas as serras do Mar e da Mantiqueira.

  • Planalto Central

Localizada na região Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil, o Planalto Central ocupa os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e Goiás. Com clima tropical e vegetação típica do cerrado, a região tem relevo que varia entre 300 a 1650 metros de altitude. É nele que está localizada a Chapada dos Veadeiros, patrimônio mundial a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

  • Planalto Dissecado de Sudeste (Serras do Sudeste)

Localizado no sudeste do Rio Grande do Sul, próximo ao Uruguai, o planalto dissecado de Sudeste é uma região com altitudes mais baixas, com os níveis mais altos em torno de 500 metros. É constituído por granito e gnaisse e tem clima subtropical, com vegetação rasteira.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.