Plano de aula sobre as características dos animais – 3º ano do ensino fundamental

Plano de aula para que os alunos percebam as diferentes características dos animais!

Os Reino Animalia possui muitos grupos de animais que são muito diferentes entre si. Esse plano de aula aborda as diferenças entre os animais de espécies diferentes ou da mesma espécie, porém, em idades distintas.

Ele foi pensado para que os alunos possam reconhecer que, mesmo entre indivíduos da mesma espécie, existem características únicas a cada indivíduo.

Você pode salvar esse plano de aula em PDF no final do post. Aproveite!

Plano de aula – As características dos animais

TEMA: Características dos animais

TEMPO SUGERIDO: 1 aula de 50 minutos

OBJETIVOS:

  • Identificar diferenças nas características físicas dos animais;
  • Reconhecer-se como sendo um animal mamífero;
  • Listar e descrever todas as diferenças entre as características;
  • Estabelecer uma relação entre as características físicas dos animais e o habitat deles.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Quadro e giz;
  • Imagens de animais em papel ou meio digital.

DESENVOLVIMENTO:

  1. Apresentar o tema para os alunos, mostrar que os animais mudam de acordo com o tempo ou com a espécie.
  2. Mostre aos alunos imagens de bebês e outras com o crescimento até a idade aproximada que os alunos têm no momento. Pergunte a eles se todos são da mesma espécie e quais as mudanças que aconteceram.
  3. Conversem sobre o que poderia ocorrer se essas mudanças não tivessem acontecido e como elas são importantes para que nos adaptemos ao ambiente em que estamos vivendo.
  4. Nesse momento, peça para que todos os alunos olhem a sua volta e comparem suas próprias características, como tamanho das mãos, dos pés, altura, cor dos olhos, cor da pele, tipo e cor do cabelo. É importante que eles percebam que, mesmo sendo todos da mesma espécie, temos muitas características diferentes.
  5. Agora mostre imagens de diferentes bichos e peça para que comparem uns com os outros. Façam uma lista de coisas iguais e diferentes no quadro. Por exemplo: todos os animais possuem 2 olhos. O homem é bípede, o gato e o cachorro são quadrúpedes.
  6. Conversem sobre as mudanças das características corporais para se adaptar ao habitat do animal e ao comportamento da espécie. Como, por exemplo, o desenvolvimento de asas nas aves, já que elas precisam voar e, a presença de mamas nos mamíferos, já que eles precisam alimentar os filhotes.
  7. Encerre a aula fazendo um debate sobre as características gerais dos animais e relacionando elas com o habitat, tipo de alimentação, tipo de reprodução que cada um deles possuem.

AVALIAÇÃO:

A avaliação dessa aula pode ser feita através da participação dos alunos nas questões debatidas em sala.

Clique aqui para salvar esse plano de aula em PDF!

Veja também:

você pode gostar também

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.