Plano de aula – Brincadeiras de antigamente – 2º ano do Ensino Fundamental
Confira o plano de aula sobre brincadeiras de antigamente que elaboramos para você desenvolver com a sua turma do 2° ano do ensino fundamental!
A equipe do Escola Educação compreende a importância do brincar para uma infância saudável, pois é nesse momento que a criança se desenvolve em vários sentidos.
As brincadeiras, mesmo que pareçam somente diversão, são as responsáveis para o estabelecimento de relações sociais e de experimentação do mundo.
Além disso, o brincar cumpre a função de organizar as emoções da criança ao mesmo tempo que desenvolve sua autonomia, coordenação motora e criatividade.
É nesse momento que a criança cria elos e vínculos, em um primeiro momento, com seus familiares e, depois, no ambiente escolar.
Os pais, tios, avós, primos, professores e colegas, servem como estimuladores desse desenvolvimento que envolve a criança como um todo.
Com isso, a partir das brincadeiras que ocorrem no âmbito familiar e escolar, ela passa a ter contato com várias brincadeiras atuais e antigas.
Nesse sentido, elaboramos um plano de aula sobre brincadeiras de antigamente para turmas do ensino fundamental.
Plano de aula – Brincadeiras de antigamente
TEMA: Brincadeiras de antigamente
DURAÇÃO: 3 aulas de 50 minutos cada
OBJETIVOS:
- Mostrar o quanto é fundamental brincar;
- Salientar que também se aprende brincando;
- Mostrar a variedade de brincadeiras que existem;
- Provocar o interesse por brincadeiras de antigamente;
- Desenvolver a atenção, organização, coordenação motora e memória;
- Motivar a criatividade.
RECURSOS DIDÁTICOS:
- Quadro escolar;
- Giz ou pincel para quadro;
- Folha branca;
- Lápis de cor;
- Vídeo;
- Para reproduzir o vídeo: computador, TV, projetor de vídeo, notebook.
DESENVOLVIMENTO
Aula 1
Inicie a primeira aula perguntando aos estudantes o que eles mais gostam de fazer. Deixe que todos se manifestem.
É bastante provável que alguns deles digam que seja brincar, através de equipamentos tecnológicos ou não.
Pergunte se eles acham que brincar é somente diversão ou tem outra função. Depois que todos se manifestarem, explique que brincar é algo muito importante e indispensável para a vida deles, pois também os ensina.
Escreva no quadro: “Quando eu brinco, eu aprendo a…” e peça para que os estudantes complementem a frase.
Na medida em que eles forem falando, vá escrevendo. Caso poucos se manifestem, você mesmo pode assumir esse papel. Segue o exemplo:
Quando eu brinco, eu aprendo a:
- Pedir desculpas.
- Respeitar o colega.
- Respeitar as regras.
- Brincadeira.
- Não cometer os mesmos erros.
Feito isso, explique cada um dos pontos a eles.
- Quando você empurra o colega ou se irrita com ele, o que é o certo a se fazer?
- Permitir que todos participem da brincadeira. Isso significa que todos podem pegar na bola, pular na corda, brincar no elástico.
- Saber a hora que a brincadeira começa e termina, além disso, seguir tudo o que for dito pela professora.
- Quando vocês brincam, vocês aprendem a brincadeira e, com isso, a reproduzem com suas características mesmo quando a professora não está por perto.
- Quando você descumpre alguma regra e a professora chama a sua atenção para explicar o que é o correto, você não as descumprirá mais, pois é obediente e inteligente para fazer o que é certo.
Feito isso, solicite que eles citem as brincadeiras que eles mais gostam de fazer. Caso você não conheça alguma, peça para que eles te ensinem.
Assim, você estimulará o diálogo e trabalhará com a organização interior do estudante, assim como com sua coordenação motora.
Permita que eles citem jogos eletrônicos, se essa for a realidade deles.
Depois que todos se manifestarem, reproduza o vídeo a seguir, disponível no YouTube:
Nas partes do vídeo em que houver algo escrito, pause e deixe que eles leiam.
Ao fim da reprodução, pergunte aos estudantes quais brincadeiras apresentadas no vídeo eles já brincaram. Depois, peça-lhes para fazer um belo desenho retratando essas brincadeiras.
Aula 2
Na segunda aula, pergunte aos estudantes quais brincadeiras de antigamente foram retratadas no vídeo.
Em seguida, pergunte quais eles gostariam de brincar — vá escrevendo as respostas no quadro. Selecione ao menos 4 (a depender do tamanho da sua turma).
Leve-os para o pátio ou quadra da escola, explique as regras e os deixe brincar livremente.
Nesse momento, fique observando como cada grupo desenvolve sua brincadeira e intervenha quando for necessário.
Ao fim, peça para que eles tragam no dia seguinte alguns objetos que possibilitarão a construção de alguns brinquedos de antigamente.
Pesquise quais brinquedos você construirá com a turma antecipadamente.
Aula 3
A terceira aula se concentrará na fabricação de brinquedos de antigamente. Selecionamos alguns que poderão ser fabricados pela sua turma com seu auxílio.
Brinquedo 1
Brinquedo 2:
Brinquedo 3:
Brinquedo 4:
Brinquedo 5:
Divirtam-se!
Veja mais em:
- Plano de aula – Descobrindo a história do calendário – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula – De onde vem o nome da minha escola? – 2º ano do Ensino Fundamental
- Plano de aula Dia dos Pais – Ensino Fundamental
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.