Plano de aula – Ler, comparar e ordenar números – Educação Infantil

Plano de aula para explorar, de forma divertida, a leitura, a comparação e a ordenação dos números de 1 a 10.

0

A maioria das crianças já chegam na escola sabendo contar alguns números, elas podem até pular um ou outro e trocar a ordem deles, mas já conseguem ter uma pequena noção sobre esse assunto.

Então, na educação infantil, é o momento de ensiná-las a ler os números corretamente, de mostrar que os números expressam quantidades e seguem uma ordem.

Nesse plano de aula apresentamos algumas formas de trabalhar o desenvolvimento da leitura, comparação e ordenação dos números de uma forma natural e divertida para as crianças.

Ler, comparar e ordenar números

TEMA: Números de 1 a 10

OBJETIVOS:

  • Contar os números;
  • Associar os números com quantidades;
  • Comparar os números e identificar o maior e o menor.

CONTEÚDO: Leitura, comparação e ordenação dos números de 1 a 10.

ANO: Educação Infantil (crianças de até 5 anos)

DURAÇÃO: Em torno de 3 horas.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Cartazes com os números de 0 a 10, contendo imagens ilustrativas de cada quantidade. Podem ser feitos, por exemplo, com EVA ou cartolina.
  • 10 Copos descartáveis, cada um etiquetado com um dos números de 1 a 10.
  • Milho de pipoca ou outro grão de sua escolha.

DESENVOLVIMENTO:

1ª momento – Leitura dos números a partir de cartazes criativos

Os desenhos coloridos despertam o interesse das crianças. Por isso, uma ótima ideia na hora de ensinar os números para elas, é utilizar cartazes com os números e figuras associadas a quantidades.

Pratique várias vezes a pronúncia de cada um dos números em ordem crescente e também decrescente.

Veja algumas sugestões de cartazes:

2ª momento – Memorização e associação dos números com quantidades por meio de músicas

Aprender com música é sempre mais divertido. Cante, junto com as crianças, músicas infantis cuja letra ilustre a contagem dos números de 1 a 10.

Um bom exemplo é a música Um elefante incomoda muita gente. O aumento da repetição da palavra “incomodam” a medida que os números aumentam, ajudará a criança a ter percepção de quantidade.

Um elefante incomoda muita gente

Um elefante incomoda muita gente
Dois elefantes incomodam, incomodam muito mais

Três elefantes incomodam muita gente
Quatro elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam muito mais

Cinco elefantes incomodam muita gente
Seis elefantes incomodam, incomodam
Incomodam, incomodam, incomodam, incomodam muito mais (…)

Outras sugestões de músicas: Indiozinhos; Um, dois, feijão com arroz; Cinco Patinhos.

3ª momento – Comparação e ordenação dos números

Crianças de até 5 anos ainda não têm a percepção de quantidade associada a um número por si só. Para comparar dois números, elas precisam visualizar quantias referentes a eles.

Se você pede pra uma delas escolher entre uma nota de R$ 5,00 e uma de R$ 10,00, provavelmente, ela optará pela nota que tenha a cor e o desenho de sua preferência e não a de maior valor.

Por outro lado, se você mostra a quantidade de doces que cada nota poderá comprar, dificilmente ela escolherá a nota de R$ 5,00.

Para trabalhar a comparação e ordenação dos números, faça a seguinte dinâmica com seus alunos:

  • Peça a ajuda deles para contar os grãos e colocar em cada um dos copos de acordo com o número da etiqueta.
  • Escolha uma das crianças para ir a frente e dê a ela dois desses copos, por exemplo, copos 1 e 5.
  • Faça a pergunta: Qual dos copos tem mais grãos?
  • Crie uma galinha imaginária para ela e pergunte: Qual copo a galinha vai escolher? Em qual ela vai comer mais?
  • Apontando para os números das etiquetas, pergunte: Qual número vem primeiro? Qual vem depois?
  • Peça para todos os alunos repetirem junto: o número que vem primeiro está no copo com menos, o número que vem depois está no copo com mais.
  • Repita essa dinâmica até que todos os alunos tenham participado.

AVALIAÇÃO:

Para avaliar, observe o interesse e a participação de cada criança nas atividades.

Acompanhe o desenvolvimento, individual e em grupo, ao longo das aulas.

Atente-se para as dificuldade apresentadas, com relação a cada um dos processos: leitura, comparação e ordenação dos números.

Leia também: Como fazer planos de aula – Veja o passo a passo completo

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.