Planos de saúde para empresas devem ficar 25% mais caros em 2024
Enquanto isso, o reajuste de planos individuais ficou em 9,6% este ano.
De acordo com informações veiculadas pelo portal UOL e reproduzidas pela Rádio Metrópoles, os planos de saúde do tipo empresarial devem ficar 25% mais caros em 2024.
Diferente dos planos individuais, que têm seu reajuste anual decidido pela Agência Nacional de Saúde (ANS), os planos empresariais são reajustados livremente pelas operadoras.
Nesse reajuste, são levados em consideração fatores diversos, como taxa de utilização dos planos, fraudes aplicadas, margem de lucro e inflação médica. Em comparação, os planos individuais devem ser reajustados em apenas 9,6% este ano.
A inflação médica, índice que influencia grandemente o preço dos planos de saúde empresariais, chegou a 14,1% no Brasil recentemente, enquanto no resto do mundo bateu quatro pontos percentuais a menos, atingindo 10,1%, segundo a consultoria AON, que mede esse indicador em 113 países.
Outros motivos
Com seus 14,1% no Brasil, a inflação médica bateu praticamente o triplo da inflação oficial do país, que é baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Mas, o problema não para por aí.
Outro fator que tem encarecido os planos de saúde empresariais é o déficit no setor, que foi de 5,1% em 2023. Além disso, a ocorrência de fraudes que lesam as operadoras também impacta no aumento.
Além disso, a já citada falta de regulamentação para a categoria gera um ambiente instável, onde cada operadora faz reajustes a seu modo, impactando a média nacional. Nesse cenário, 41 milhões de pessoas devem ter que pagar mais no plano de saúde neste ano, ainda segundo o UOL.
* Com informações de Rádio Metrópole e UOL
Comentários estão fechados.