Descubra as plantas ideias para ter no seu jardim
Jardins são muito bonitos e tornam a casa em um ambiente mais agradável. Saiba quais as plantas para ter no seu jardim de acordo com o espaço disponível.
As plantas são elementos fundamentais para a nossa sobrevivência, para existência e manutenção do nosso planeta. Porém, além dessas funções tão importantes, muitas plantas também têm funcionalidades ornamentais nos jardins.
Existem muitas plantas diferentes com aplicabilidades e aspectos visuais variados. Isto é, há uma vasta gama de variedades de plantas para decoração e deixar o ambiente mais agradável.
Assim, não é tarefa impossível construir e manter um jardim, basta fazer as escolhas certas e ter conhecimento das necessidades daquele espaço. Dessa forma, cuidar e ter um jardim em casa pode ser uma atividade prazerosa.
É possível, ainda, variar os tipos de plantas que você pode ter no seu jardim, dependendo do ambiente disposto. Por exemplo, se você tem um jardim muito ensolarado, então deve escolher plantas mais resistentes ao sol.
Por isso, fizemos essa lista com algumas plantas para jardim, de acordo com o tipo de ambiente da sua casa.
Plantas para jardim ensolarado
Se o seu ambiente tiver muita incidência de luz e contato direto com o sol, sem a possibilidade de mover as plantas durante o dia, o ideal são plantas resistentes ao sol. Além disso, plantas que resistem mais a um tempo de calor e sem água são bem vindas.
Cactos
Os cactos são ótimas opções para esse tipo de jardim, pois têm boa reação a locais ensolarados, por possuírem adaptações que as permitem reter bastante água e diminuir a transpiração. Em virtude disso, elas não precisam ser regadas com frequência e podem ficar até 10 dias sem serem regadas.
Suculentas
As suculentas também possuem adaptações a locais com bastante luminosidade e contato com o sol. Porém, elas precisam ser regadas regularmente.
Yucca
Esta planta é uma espécie arbustiva, com porte médio e com muito adaptável a climas diversos e ao sol. Além disso, essa planta precisa de regas mais espaçadas, de forma que fique alguns períodos com o solo seco.
Árvore do viajante
A árvore do viajante possui um aspecto escultural muito bonito, formando um leque com suas folhas. Ela necessita de um bom espaço para se desenvolver e locais muito bem iluminados.
Clúsia
A clúsia é uma planta bem resistente e muito adaptável a diversos ambientes. Assim, ela pode se desenvolver muito bem a sol pleno, como também vive na sombra. Porém, sua preferência e maior desenvolvimento é em contato direto com a luz solar. Além disso, a clúsia necessita de ser regada frequentemente.
Helicônia
Ela também é conhecida como bananeira do mato e gosta de clima quente e úmido. Assim, lugares mais chuvosos são ideias. Porém, em locais que não chove muito, é necessário regar com muita frequência. Ademais, ela pode ser cultivada em ambientes ensolarados ou à meia sombra.
Plantas para jardim com sombra e jardim de inverno
As plantas que gostam de jardins com sombra possuem pouca resistência ao sol e podem ser cultivadas em jardins internos, como em corredores, vãos de escadas ou em jardins de inverno.
Giesta
Essa uma das plantas de mais fácil cultivo, pois necessita de pouquíssimos cuidados. Ela tem preferência por sol pleno ou meia sombra, exigindo poucas regas.
Zamioculca
Esta planta é intolerante ao contato direto com o sol, ou seja, necessita de ambientes sombreados e frescos. Além disso, não necessita de muita rega, sendo que estas devem ser feitas de forma espaçada
Dracena
A dracena é uma planta que pode ser cultivada em vasos. Prefere locais com pouca incidência de luz, como ambientes internos, em corredores, varandas, vão de escadas, etc. Ela necessita de rega abundante, mas vale lembrar que o solo não pode ficar encharcado.
Xanadu
Essa planta não resiste a ambiente com muita iluminação ou e contato direto com o sol, necessitando de ambiente sombreado e rega frenquente. Além disso, ela pode ser cultivada em vasos e canteiro, jardins externos com sombra ou em ambientes internos.
Bromélia
A bromélia possui folha em formato de espadas e uma flor vermelha, o que confere um formato muito elegante ao jardim. Quanto a luminosidade, ela prefere lugares com luz indireta e as regas devem ser frequentes, de forma que as raízes estejam sempre úmidas.
Samambaias
A samambaias são bem populares no Brasil. Elas adoram ambientes úmidos e arejados, com iluminação indireta e precisa que suas raízes estejam sempre úmidas. Também pode ser utilizada em jardins suspensos ou em vasos no chão, excelentes para jardins de inverno, varandas, garagens, etc.
Orquídeas
As orquídeas são muito cultivadas pela beleza de suas flores e folhagens delicadas. Necessitam de uma iluminação à sombra ou meia sombra e iluminação frequente, mas sem excessos.
Plantas para jardim pequeno
Espada de São Jorge
A espada ou lança de São Jorge também pode ser chamada de Espada de Santa Bárbara. Essa planta é uma das mais cultivadas no Brasil, pois além de ser de fácil cultivo e manutenção, ela possui um valor simbólico e religioso.
Além disso, ela pode ser cultivada em locais menores e também em proporções maiores. Necessita de rega uma vez por semana, quando o solo estiver seco.
Buxinho
Esta é uma planta arbustiva de grande porte, mas com uma poda frequente ocupa pouco espaço. Ela pode ser muito utilizada como arbustos ornamentais, sendo moldada em formatos desejados.
Também é utilizada para compor cercas vivas e pode ser cultivada em vasos. O bruxinho é bastante adaptável quanto a questão de luz, podendo ser cultivado em sol pleno ou à meia sombra e necessita de poucas regas.
Orquídea bambu
A orquídea bambu é muito utilizada para jardins rentes às paredes, pois pode cresce bastante, mas também ocupa pouco espaço. Ela é muito cultivada em vasos e, por florescer durante todo o ano, embeleza o jardim. Além disso, ela necessita de luz abundante e muita rega, com solo úmido.
Antúrio
Está é uma planta de pequeno porte e deve ser cultivada em ambientes sem contato direto com o sol, mas precisa de muita luminosidade e necessita de rega frequente. Suas flores são vermelhas e possuem formato de coração, trazendo uma simbologia muito forte de hospitalidade, luxo, confiança e iluminação.
Pacová
Essa planta é muito recomendada para jardins de inverno, pois necessita de luz indireta e não resiste muito ao sol. Além disso, pode ser muito bem-vinda em áreas internas e varandas. Sua rega deve ser frequente mas sem deixar o solo encharcado. Para facilitar, deve-se regar quando o solo estiver ligeiramente seco.
Plantas para jardim vertical
Os jardins verticais são um charme, e muito interessante pra quem não tem muito espaço em casa e assim pode aproveitar os muros e paredes para montar seu jardim.
As plantas mais utilizadas para fazer esse tipo de jardim são as plantas pendentes, mas suculentas também podem ser utilizadas. O único problema aqui é ficar de olho na compatibilidade entre as plantas, quanto a sol ou sombra, muita ou pouca água, para ficar mais fácil e simples o cultivo.
Peperômia
A peperômia é uma planta de folhagem pendente, ideal para vasos suspensos. Além disso, ela precisa de regas regulares e necessita ser cultivada em locais de sombra ou meia sombra.
Hera
A hera é uma planta multifuncional e bastante apreciada como ornamentação. Além disso, ela é muito adaptável, se desenvolvendo à meia sombra ou a sol pleno e também sobrevive a climas variados, como locais muito chuvosos, ou mais secos e suporta até geadas.
Tostão
O tostão também é conhecido como planta do dinheiro e necessita ser cultivado em locais de sombra ou meia sombra. Além disso, possui uma estética bem bonita, com pequenas folhas pendentes e necessita de rega regular.
Renda Portuguesa
A renda portuguesa possui uma folhagem com recortes que parecem de rendas, por isso seu nome. Ela necessita de cultivo à sombra ou meia sombra e aprecia bastante água e umidade.
Veja também:
- Plantas ornamentais – O que são, nomes e exemplos
- Tudo sobre plantas suculentas – O que são, como cuidar e exemplos
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.