Tudo sobre plantas suculentas – O que são, como cuidar e exemplos
As plantas suculentas vêm ganhando espaço em muitas casas por serem muito bonitas e ter um cultivo muito fácil. Conheça um pouco mais sobre essas plantas.
As plantas suculentas são plantas de fácil cultivo, necessitando de pouca rega e possuem grande capacidade de adaptação a diferentes ambientes. Existem inúmeras espécies, de diferentes tamanhos, cores e formato. Por isso, as suculentas vêm sendo muito utilizadas como decoração.
Elas são originárias de regiões de clima árido, onde predominam altas temperaturas. Devido a essa característica climática, as plantas desenvolveram adaptações para sobreviverem nesses ambientes, como pelos e espinhos, ou cera, para evitar a evaporação de água.
Características e cuidados com as plantas suculentas
Suas raízes e folhas desenvolveram um reservatório de seiva em quantidades muito maiores e, por isso, elas são mais grossas que as plantas normais. Isso lhes permite a sobrevivência e permanência em ambiente secos e áridos.
Atualmente, as plantas suculentas têm se tornado bastante populares, sendo cultivadas em muitas casas justamente por ser de fácil cultivo, não exigir muito cuidado e serem muito belas.
Porém, apesar de requerer pouco cuidado no cultivo, as suculentas necessitam de sol durante o dia, pela manhã e tarde, até porque elas são nativas de climas quentes. Além disso, são intolerantes a ambientes com sombra.
Dessa forma, elas não podem ficar em estantes, banheiros ou mesas de trabalho, pois a luz do sol e ambientes não úmidos são essenciais.
Quanto à rega, elas não podem ser regadas frequentemente, porque elas precisam de pouca água. Porém, não há um regra específica para a rega, pois tudo depende do clima e ambiente que elas estão inseridas. Entretanto, você pode observar a situação da terra e se ela estiver úmida, mesmo se for bem pouco, você não deve regar.
Outra forma de saber o momento de rega, é olhar o aspecto da folha, se ela estiver começando a murchar é hora da água. É importante nunca molhar as folhas pois elas podem apodrecer.
O solo, ou substrato, deve ser de areia, terra adubada e pedriscos em quantidades semelhantes. O ideal é que o lugar onde elas estão plantadas tenha um sistema de drenagem, como furos para a água escoar e as raízes não ficarem em contato direto com a água. Além disso, as plantas suculentas exigem um solo bem arejado e leve.
A reprodução dessas plantas, é feita com sua própria folha, que quando cai da plantas, se transforma em um novo broto no solo.
Plantas suculentas
Veja também:
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.