Plataforma de identificação de vulnerabilidades climáticas é lançada pelo governo
De acordo com o ministro Waldez Góes, a plataforma é fundamental na mitigação e adaptação às mudanças do clima.
Na última segunda-feira, 3, o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e a Microsoft do Brasil anunciaram a plataforma ClimaAdapt. A ferramenta utiliza dados públicos de órgãos ambientais para identificar vulnerabilidades específicas das regiões brasileiras relacionadas aos eventos climáticos. Confira mais sobre essa nova plataforma ao longo do artigo.
Ferramenta será um grande diferencial para o acompanhamento de fatores climáticos
De acordo com o ministro Waldez Góes, a plataforma é fundamental na mitigação e adaptação às mudanças do clima.
“Entender a vulnerabilidade às mudanças do clima é importante para compreendermos melhor os riscos que a população está exposta quando há ocorrência de chuvas extremas, depressões tropicais, ciclones extratropicais, secas severas e outros eventos climáticos extremos e assim desenvolvermos uma resiliência climática”, disse o ministro.
Serão disponibilizadas informações de camadas de vulnerabilidades específicas, como tipos de solos, declividade do terreno, PIB per capita e IDH, entre outras informações.
Além disso, a plataforma traz dois modelos específicos: um para verificar o aumento do nível do mar em decorrência das mudanças do clima e outro para identificar trechos críticos de rodovias federais e estaduais, auxiliando na identificação de áreas de alagamentos e deslizamentos de encostas.
“A compreensão do risco e da vulnerabilidade ajuda a nos adaptarmos às mudanças no clima, que já estão acontecendo e sendo recorrentes, ajudando, assim, a direcionar melhor os recursos públicos e as ações e programas no sentido de prevenir e mitigar os impactos extremos das mudanças do clima”, explica Góes.
A Microsoft, multinacional americana presente também no Brasil, disse que o projeto “representa uma importante oportunidade de usar a nossa tecnologia para apoiar o desenvolvimento de soluções que impactem positivamente o planeta e a sociedade”, destacou a presidente, Tânia Cosentino.
A Microsoft é uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, amplamente conhecida por seu sistema operacional Microsoft Windows. O sistema lançado incorpora, até o momento, 15 camadas de informações, que podem ser analisadas individualmente ou em conjunto.
Comentários estão fechados.