Podemos comer batatas quando estão esverdeadas ou com brotos?

Confira agora se há a presença de substâncias tóxicas nessa batata.

Com certeza, você já deve ter escutado alguém dizer que não se deve comer batatas esverdeadas ou com brotos. É muito claro que nem todos entendem o significado dessa frase e apenas a repetem. No entanto, será que de fato há alguma verdade por trás dessa recomendação?

Entenda um pouco mais sobre isso e veja a seguir se essa afirmação realmente faz algum sentido.

Leia mais: Batatas já esverdeadas: saiba porque NUNCA ingeri-las

Entenda mais sobre as batatas verdes e com brotos

Se você olhar atentamente para uma batata, notará pequenos pontos em sua casca. Estes são, de fato, os chamados “nós” do caule. Numa haste normal, acima do solo, vão dar origem a uma nova folhagem e raminhos.

Porém, se for o caso de deixá-los em um armário por um longo período de tempo, esses pequenos nós vão se transformar em brotos. Ainda que você as deixe na geladeira, com a presença de luz ou em baixas temperaturas, isso pode acontecer.

Assim, a melhor opção é mantê-las em local fresco e seco para que sua vida útil possa ser prolongada. Isso porque certas reações bioquímicas ocorrem na batata quando é exposta à luz, seja de uma janela ou em ambiente aberto.

Devo consumi-la nesse estado?

Quando você encontra na batata algumas partes esverdeadas, significa que a produção de clorofila foi desencadeada. Pode-se dizer que, em parte, não é prejudicial e contém grandes quantidades de minerais, como, por exemplo, o ferro.

No entanto, a luz e o calor também desencadeiam a produção de uma substância química chamada solanina, que pode causar sintomas de intoxicação quando consumida em grandes quantidades. Esses sintomas podem ser náuseas, diarreia, vômitos, dor de cabeça e de estômago, bem como queimação na garganta e sensação de tontura.

Parece exagero, mas não é. A solanina tende a se reunir perto da base das batatas, junto com a clorofila, e é comumente encontrada em brotos em desenvolvimento. Por isso, os especialistas não aconselham consumir batatas verdes ou com brotos.

É verdade que algumas pessoas são mais resistentes e não apresentam sintomas, ou apenas os experimentam em doses menores, pois cada organismo é diferente. Porém, isso não significa que o organismo não esteja sendo prejudicado pela presença da solanina.

Remover essas partes deixa a batata nova e sem riscos?

É claro que, se você retirar a parte esverdeada e os brotos, isso irá reduzir as chances de uma reação negativa, pois diminui a concentração de solanina. Contudo, o sabor das batatas pode ser alterado, ficando um pouco amargo, além do risco de intoxicação por essa substância ainda permanecer.

Desta forma, o melhor conselho é simplesmente plantar a batata no jardim se estiver exibindo brotos. Isso resultará em um novo lote de batatas frescas e saudáveis. Se você plantá-la, elas crescerão saudáveis ​​e você não terá que se preocupar com toxinas.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More