Batatas já esverdeadas: saiba porque NUNCA ingeri-las

Saiba o quão mal pode fazer comer batatas que já estão em decomposição.

Um acontecimento de 1979 deixou um ensinamento para o resto da vida. No ano citado, quase 80 crianças foram envenenadas após consumirem batatas já esverdeadas, fazendo com que algumas delas levassem seis dias para se recuperar. Essa coloração esverdeada significa que a batata já entrou em processo de decomposição. Portanto, para evitar a recorrência de acontecimentos como esse, leia este artigo e saiba porque você nunca deve comer batatas que estão ficando verdes.

Leia mais: Batata no micro-ondas: batatas prontas em 10 minutos.

O que causa o esverdeamento das batatas?

A cor verde neste vegetal é sinônimo de que ele está produzindo clorofila. Somente este fator não seria um problema tão grave, porém serve como um indicador de que há também a produção de solanina e chaconina. Essas são substâncias produzidas pela batata ao serem expostas à luz e causam irritação à mucosa intestinal.

O envenenamento leve causado pela solanina, quando não reconhecido, pode ser a causa de episódios de gastroenterite, uma inflamação no estômago, de forma leve. Porém, a depender da quantidade e do período de ingestão, pode levar a casos mais graves. Os sintomas variam desde apatia, sonolência, salivação e respiração ofegante, até casos de perda de coordenação, assim como fraqueza, coma e, nos casos ainda mais graves, morte por parada respiratória.

O que aconteceu em 1979?

Em uma escola ao sul de Londres, na Inglaterra, cerca de 80 crianças foram vítimas de intoxicação alimentar. Como sintomas, a maioria das crianças apresentou vômitos, diarreia e febre. Porém, em casos mais graves, os pacientes entraram em coma e chegaram a ter convulsões.

Qual a causa disso tudo? O consumo de batatas verdes. Os sintomas tiveram início entre o intervalo de 4 a 14 horas após a ingestão das batatas. Felizmente, mesmo algumas crianças tendo ficado confusas e alucinadas por dias, passados seis dias da intoxicação alimentar, todos estavam bem e vivos.

Apesar de parecer inofensiva, a batata pode ser venenosa, principalmente suas folhas e caules. Inclusive, o consumo do vegetal, quando estragado, pode até levar à óbito ainda nas primeiras 24 horas.

Normalmente, na prática, o envenenamento por solanina parece ser raro, por conta de sua aparência e seu sabor amargo e desagradável. Porém, isso acaba mudando em épocas de escassez de alimentos.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More