Pode dar banho no cachorro toda semana? Veterinários dão veredicto

A frequência ideal de banho no cachorro varia conforme a pelagem. Confira a mais indicada para o seu melhor amigo de quatro patas.

Quem tem cachorro sabe que a hora do banho é necessária, ainda que muito incômoda para a maioria dos pets. Alguns preferem higienizar os animais em casa, enquanto outro mandam para pet shops, mas muitos ficam em dúvida sobre a frequência ideal.

Veja também: 4 razões que fazem seu cachorro comer grama, segundo veterinários

A verdade é que a rotina de banhos vai mudar conforme a raça do cachorro e a sua pelagem. Então, é importante conferir qual é a mais adequada para o seu pet.

Banho no cachorro com pelagem curtas e lisas

Há aqueles cães com pelagem curta e lisa, como os Dobermans e Boxers. Eles são mais tranquilos quanto à frequência de banho. Desse modo, a orientação é que a cada 60 dias é mais que suficiente. Ou seja, banhar demais pode até estragar a pele e a pelagem desses animais!

Pelagens médias

Agora, para as raças com pelagem média, como Golden Retrievers e Cocker Spaniels, o banho é um pouco mais frequente. Então, a cada 4 a 6 semanas é uma boa frequência. Ou seja, essa pelagem média pode pegar mais sujeira e cheirinho, então um banho regular é recomendado.

Banho no cachorro com pelos curtos e densos

Agora, se o seu amigo tem pelagem curta e densa, como os Labradores Retrievers, aí a regra é dar um banho por mês. Em outras palavras, essa pelagem densa pode segurar bastante sujeira e odor, então, mantê-la limpinha é fundamental.

Pelagens longas e densas

E por último, mas não menos importante, há aqueles cães com pelagem longa e densa, como Shih Tzus ou Malteses. Esses pedem um pouco mais de atenção. Então, a frequência ideal é de 2 a 4 semanas. Isso ajuda a evitar nós e mantém a pelagem bonita.

Vale lembrar que o banho em excesso pode ser prejudicial! Pode tirar a camada protetora da pele deles e causar irritações, como dermatites. Logo, é importante achar o equilíbrio certo, seguindo as dicas certs para cada tipo de pelagem.

O melhor é consultar um veterinário para não errar. Afinal, é possível manter os cães sempre cheirosos e saudáveis, sem prejudicar a pele e a pelagem deles. Então, conheça seu bichinho, observe suas necessidades e mantenha-o confortável e feliz com os banhos na medida certa!

você pode gostar também

Comentários estão fechados.