Pode usar letra maiúscula após o ponto e vírgula (;)? Não erre mais
Veja se você pode usar letra maiúscula após o ponto e vírgula e entenda a regra que deixa muita gente em dúvida.
O ponto e vírgula (;) é um sinal de pontuação que indica uma pausa maior que a vírgula, mas menor que o ponto final. Ele pode ser usado de várias formas. Mesmo com todas as possibilidades, descubra se é certo ou errado usar letra maiúscula após o ponto e vírgula.
Leia mais: Campeãs de erro! 5 palavras do português que as pessoas erram com frequência
O sinal de pontuação é muito utilizado em diversos contextos. Por exemplo, para evitar a repetição de conjunções, assim como para separar frases longas e complexas. Com tantas possibilidades, pode-se dizer que o ponto e vírgula é uma pontuação versátil, mas que também tem as suas regras de uso.
Maiúscula após o ponto e vírgula: pode?
A ideia no uso do sinal de pontuação é garantir mais clareza e organização ao texto. Ao contrário do que muitos pensam, o uso de letra maiúscula após o ponto e vírgula não é facultativo na língua portuguesa.
Existem, sim, algumas regras e convenções que podem ser seguidas para garantir a clareza e a coerência do texto, mantendo nas normas. Dessa forma, o uso de letra maiúscula após o ponto e vírgula não é correto e, por isso, deve ser evitado.
O entendimento é de que o ponto e vírgula é usado como complemento de uma oração. Ou seja, a palavra seguinte deve começar com letra minúscula, já que uma nova frase não começou. E, sim, um complemento da anterior.
Por regra, a letra maiúscula só deve ser usada no início de qualquer frase ou depois dos sinais que indicam o encerramento completo de uma oração, como ponto final, de interrogação ou exclamação. Assim, o mais certo é usar a minúscula logo depois do ponto e vírgula para manter a escrita correta e o real sentido do sinal de pontuação.
Veja alguns exemplos de frases com ponto e vírgula:
1. Ele estava com fome; precisava comer.
2. Chovia muito; a rua estava alagada.
3. Ele gosta de ler; ela prefere assistir filmes.
Comentários estão fechados.