Por que 65% dos motoristas dirigem à direita? Culpa de Napoleão!
Esse direcionamento rodoviário é seguido por cerca de 65% dos motoristas no mundo.
A razão pela qual a maioria dos motoristas do mundo hoje dirige do lado direito da via remonta a uma determinação de Napoleão Bonaparte no século 18.
Este famoso militar, cônsul e posteriormente imperador francês, era canhoto e, por isso, usava a espada com a mão esquerda. Quando cavalgava, guiava seu cavalo com a mão direita para manter a mão dominante livre para o combate.
Para seguir o líder, os soldados do exército de Napoleão começaram a desenvolver o mesmo hábito. Com o tempo, as tropas francesas formavam comboios que seguiam pelo lado direito das estradas.
Gravura de Napoleão Bonaparte – Imagem: reprodução
Este padrão de movimento foi consolidado com o lema “sempre à direita”, que fazia referência à posição ideal de deslocamento nas vias.
A adoção dessa prática tinha uma lógica militar: manter a mão dominante livre para a defesa ou ataque, caso surgisse uma ameaça.
Napoleão e seu exército conquistaram militarmente grande parte da Europa, espalhando diversos conceitos franceses pelos territórios ocupados. Entre esses conceitos estava o lema “sempre à direita”.
Com a expansão do império napoleônico, essa prática de circulação foi sendo assimilada pelas regiões conquistadas.
Após a dissolução do império francês, muitos governos continuaram a adotar a posição de rodagem à direita, perpetuando a influência francesa.
Imagem: reprodução
Atualmente, a maioria dos países do mundo adota a posição de condução à direita, com o banco do motorista localizado à esquerda do veículo.
Esse padrão é uma herança indireta das campanhas de Napoleão Bonaparte e da disseminação das práticas francesas durante o seu império.
No entanto, existem exceções notáveis. Por exemplo, o Reino Unido, que foi um dos maiores adversários políticos e militares da França de Napoleão, mantém o tráfego à esquerda.
Esta escolha pode ser vista como uma resistência cultural e política à influência napoleônica.
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