Quem foi Napoleão Bonaparte?

Napoleão Bonaparte foi uma grande personalidade para a história da França. Conheça mais sobre sua história e suas conquistas com o Império Francês.

0

Napoleão Bonaparte foi uma figura significativa para a França e influenciou muitas regiões da Europa.

Foi militar, líder político, imperador e marcou parte da história francesa com seu regime e conquistas.

Como líder político e comandante do exército francês, napoleão reconfigurou as fronteiras da Europa, conquistando vasto território com seu exército.

Você sabe quem foi Napoleão Bonaparte? Saiba mais sobre sua infância e vida. Confira!

Biografia de Napoleão Bonaparte

Napoleão Bonaparte nasceu no dia 15 de agosto de 1769, em Ajaccio, capital de Córsega, França.

Seu pai era Carlos Maria Bonaparte, juiz assessor da jurisdição de Ajaccio, e sua mãe Letízia Ramolino. Além de napoleão, o casal tinha outros sete filhos.

A família tinha descendência nobre, pois sua mãe era sucessora de uma pequena nobreza da Itália.

Por ser de uma família nobre e ter boas relações sociais, Napoleão teve excelente educação e, aos dez anos, ele ingressou em uma academia militar. Em 1784, entrou para a Escola Militar de Paris e se tornou oficial de artilharia.

Crescido e educado entre militares, era fiel à monarquia. Entretanto, com a Revolução Francesa, Napoleão se aproximou dos Jacobinos e, em 1794, foi preso por 15 dias quando o grupo foi reprimido.

Bonaparte continuou na carreira militar e foi nomeado a Comandante do Exército francês, conquistando diversas vitórias e repressão de revoltosos.

Com isso, Napoleão obteve grande prestígio militar e a população o reconhecia como herói nacional.

Seu primeiro matrimônio foi com Josefina Beauharnais, com quem se casou em 1796.

Império Napoleônico

Em 1799, quando voltava de uma campanha militar no Egito, ele encontra a França ameaçada por uma guerra civil.

A partir disso, com o reconhecimento popular, no dia 9 de novembro de 1799, Napoleão promove o Golpe do 18 de Brumário, tomando o poder.

Assim, foi instaurado o Consulado (1799–1802), dissolvendo a Assembleia e sendo nomeado como Primeiro Cônsul.

Diante desses acontecimentos, deu-se inicio a Era Napoleônica. Em 1804, Napoleão tornou-se Imperador da França ao ser coroado pelo Papa Pio VII.

Napoleão I possui apoio popular, militar e político em seu território e implementava medidas que estabeleciam equilíbrio interno na França. Com isso, iniciou seu objetivo de expandir as fronteiras da França e conquistar outros territórios.

Diante de uma rivalidade com a Inglaterra, Napoleão decretou o Bloqueio Continental para enfraquecer e impedir os outros países de realizarem comércio com a Inglaterra.

Com seu forte exército, Napoleão iniciou as campanhas militares e conquistou diversos territórios, inclusive a Espanha e Portugal em 1807 e 1808.

Nesse período, Napoleão se separa de Josefina, sem filhos para sucedê-lo, e se casa com Maria Luísa da Áustria no dia 11 de março de 1810.

Maria Luísa era filha de Francisco II e irmã de D. Leopoldina. Desse casamento com Maria Luísa da Áustria nasceu Napoleão II de França.

Derrota de Napoleão Bonaparte

Em 1810, o Império Francês já havia adquirido grande parte do território europeu ocidental. Entretanto, em 1812, a Rússia quebra o bloqueio continental e estabelece relações com a Inglaterra.

A partir disso, Napoleão decide invadir a Rússia. Porém, essa missão se revela uma grande falha quando encontra um inverno rigoroso e cidades incendiadas em território russo.

Com isso, o exército de napoleão retorna para a França com um pequeno número de homens.

Diante desse contratempo, outras potências juntam suas forças e invadem o território Frances para derrotar Napoleão. Em 1814, ele é capturado e mandado para um exílio na Ilha de Elba, no Mar Mediterrâneo.

Entretanto, no ano seguinte, Napoleão foge da ilha e retorna a Paris, onde tenta retomar o poder e assumir a tropa francesa.

Ele consegue permanecer no poder por 100 dias, até que é definitivamente derrotado na Batalha de Waterloo pelas tropas coligadas.

Com essa derrota, Napoleão é preso na Ilha de Santa Helena, no sul do Atlântico. Após 6 anos preso, no dia 5 de maio de 1821, Napoleão Bonaparte morre ainda nessa ilha.

Veja também:

PUBLICIDADE

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.