Movimento de rotação da Terra está cada vez mais rápido: qual o motivo?

Entenda agora o motivo pelo qual o movimento de rotação da Terra está acelerando e a consequência disso.

A Terra não é imóvel, o que nos traz o pensamento que ela está em uma constante movimentação. Alguns desses movimentos podem impactar diretamente na nossa vida, e um exemplo disso é a rotação. Realizado em aproximadamente 23 horas, 56 minutos e 4 segundos, esse movimento ocorre no sentido anti-horário, de oeste para leste. Nesse viés, procura-se entender o motivo pelo qual a Terra está mais rápida.

Leia mais: O que são os movimentos de rotação e translação da Terra?

Qual a razão da Terra estar mais rápida?

Embora não haja uma justificativa concreta do motivo dessa rapidez, acredita-se que essa movimentação mais rápida possa estar atrelada à alguns fenômenos como, por exemplo:

  • Forças da natureza, o que pode incluir oceanos e mares;
  • Movimentação das camadas internas e externas;
  • Mudanças climáticas;
  • Aquecimento global.

Atrelado a isso, acredita-se que essa diferença no tempo de rotação possa ser responsabilizada pela oscilação de Chandler. A mudança de tempo foi detectada por um relógio atômico que é usado para medir a velocidade de rotação do planeta de forma minuciosa.

A detecção da diferença do tempo de rotação ocorreu no dia 29 de junho deste ano, sendo concebido como o dia mais curto da história.

Como isso pode afetar nosso cotidiano?

Os cientistas acreditam que isso pode interferir no modo como observamos o tempo e avaliam a possibilidade de adicionar um ano bissexto negativo, caso a Terra continue a girar mais rápido. Porém, essa adição pode trazer mais problemas do que soluções, principalmente no âmbito tecnológico. Isso porque eventuais problemas nos programas dos computadores e celulares poderiam aparecer.

Além disso, os sistemas de comunicação conectados ao Protocolo de Tempo de Rede também poderiam ser prejudicados e dados poderiam ser corrompidos à medida que os carimbos de data e hora mudassem.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.