Por que as pessoas espirram? Tudo que você precisa saber

Todo mundo espirra, mas há diferentes razões pelas quais fazemos isso. O termo técnico para espirrar é a esternutação. Saiba mais:

0

Todo mundo espirra, mas há diferentes razões pelas quais fazemos isso. O termo técnico para espirrar é a esternutação. É uma expulsão involuntária e convulsiva de ar dos pulmões através da boca e do nariz. Embora possa ser embaraçoso, espirrar é benéfico.

O objetivo principal de um espirro é expelir partículas estranhas ou irritantes da mucosa nasal.

Como funciona o espirro

Geralmente, espirros ocorrem quando corpos estranhos não são capturados pelos pêlos nasais e tocam a mucosa nasal. Irritação também pode ocorrer por causa de uma infecção ou reação alérgica. Os neurônios motores na passagem nasal enviam um impulso ao cérebro através do nervo trigêmeo.

O cérebro responde com um estímulo reflexo que contrai os músculos do diafragma, faringe, laringe, boca e face. Na boca, o palato mole e a úvula diminuem enquanto a parte posterior da língua se eleva. O ar é convulsivamente expelido dos pulmões, mas como a passagem para a boca é apenas parcialmente fechada, um espirro sai do nariz e da boca.

Você não pode espirrar durante o sono por causa da atonia do REM, na qual os neurônios motores param de transmitir sinais de reflexos ao cérebro. No entanto, algum tipo de irritação pode acordá-lo para você espirrar. Um espirro não interrompe temporariamente seu coração ou faz com que ele pule uma batida.

O ritmo cardíaco pode desacelerar levemente devido estimulação do nervo vago ao inspirar profundamente. Entretanto, o efeito é mínimo.

Espirros e luzes brilhante

Se luzes brilhantes fazem você espirrar, você não é o único. Os cientistas estimam que 18 a 35 por cento das pessoas têm espirros fóticos. A resposta do espirro fótico ou PSR é um traço autossômico dominante, que responde pelo seu outro nome: Síndrome de Explosão Helio-Oftálmica Persistente e Autossômica Dominante.

Espirrar por causa de uma luz brilhante não indica uma alergia ao sol. Os cientistas acreditam que é um sinal enviado ao cérebro para diminuir as pupilas em resposta à luz que se cruza com o sinal para espirrar.

Mais razões para espirrar

Uma reação a corpos estranhos ou luzes brilhante são motivos comuns para espirrar. Entretanto, existem outras causas. Algumas pessoas espirram quando sentem um calafrio. Outros espirram quando arrancam as sobrancelhas. Espirrar imediatamente após uma grande refeição também foi registrado.

Assim como o espirro fótico, é um traço autossômico dominante (herdado). Espirrar também pode ocorrer no início ou no clímax da excitação sexual. Os cientistas especulam que espirros sexuais indicam que o tecido erétil no nariz pode reagir à estimulação, possivelmente para aumentar a recepção de feromônios.

Espirros e seus olhos

É verdade que você geralmente não consegue manter os olhos abertos quando espirra. Os nervos cranianos ligam tanto os olhos quanto o nariz ao cérebro, de modo que o estímulo para espirrar também faz com que as pálpebras se fechem.

No entanto, a razão para a resposta não é proteger os seus olhos de sair da sua cabeça! Espirrar é um ato poderoso, mas não há nenhum músculo atrás do olho que possa se contrair para ejetar seus olhos.

Espirrar mais de uma vez

É perfeitamente normal espirrar duas ou várias vezes seguidas. Isso ocorre porque pode levar mais de um espirro para desalojar e ejetar partículas irritantes. Quantas vezes você espirra varia de pessoa para pessoa e depende da razão para o espirro.

Espirros em animais

Humanos não são as únicas criaturas que espirram. Outros mamíferos espirram, como gatos e cachorros. Alguns vertebrados não-mamíferos espirram, como iguanas e galinhas. Espirrar serve para o mesmo propósito que em humanos e também pode ser usado para comunicação.

Por exemplo, cães selvagens africanos espirram para votar se a matilha deve ou não caçar.

O que acontece quando você segura um espirro?

De acordo com a Dra. Allison Woodall, uma fonoaudióloga da Universidade de Arkansas para Ciências Médicas, manter o nariz e a boca fechados para sufocar um espirro pode causar vertigem, romper seus tímpanos e levar à perda auditiva.

A pressão do espirro afeta a trompa de Eustáquio e o ouvido médio. Também pode ferir o diafragma, romper vasos sanguíneos dos olhos e até enfraquecer ou romper os vasos sanguíneos do cérebro. É melhor deixar o espirro sair.

Como parar um espirro

Você não deve abafar um espirro, mas você pode ser capaz de parar um antes que isso aconteça. Claro, a maneira mais fácil é evitar gatilhos, como pólen, pêlos de animais, luz solar, excesso de comida, poeira e infecções. Uma boa limpeza pode reduzir as partículas da casa. Filtros em aspiradores, aquecedores e ar-condicionados também ajudam.

Se você sentir que um espirro vindo, tente um método preventivo físico:

  • Pressione sua língua no céu da boca.
  • Expire profundamente o ar em seus pulmões para que não fique disponível para suportar um espirro.
  • Olhe para longe de luzes brilhantes.

Se você não pode parar o espirro, deve usar um lenço de papel ou, no mínimo, afastar-se dos outros. Segundo a Mayo Clinic, um espirro expele agentes mucosos, irritantes e infecciosos a uma velocidade de até 160 quilômetros por hora. Resíduos do espirro pode viajar até 6 metros e incluir 100.000 germes.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.