Por que deixar o ventilador ligado a noite toda pode ser uma má ideia?
Apesar de ser uma prática bastante comum entre os brasileiros, deixar o ventilador ligado durante a noite pode trazer diversos problemas para a saúde. Entenda quais são os riscos e as melhores maneiras de substituir o uso do equipamento!
Apesar de ser uma prática bastante comum entre os brasileiros, deixar o ventilador ligado durante a noite pode trazer diversos problemas para a saúde.
Mesmo trazendo um ar mais fresco e ajudando a combater o calor durante noites quentes, o ventilador pode trazer problemas. Os mais comuns de se acontecer são relacionados a alergias, mas existem alguns outros casos que podem ocorrer.
Sendo assim, traremos mais detalhes sobre cada um dos possíveis casos e como combater esses problemas com soluções simples. Acompanhe a seguir e entenda como se prevenir e evitar contrair doenças ou outros problemas por conta do uso do ventilador.
Os principais problemas de deixar o ventilador ligado a noite toda
Um dos principais problemas ao utilizar o ventilador durante a noite toda é o ressecamento da pele e dos olhos, resultando em coceira e rachaduras na pele. Além disso, nesse caso, o ressecamento dos olhos pode causar coceira e consequentemente causar feridas e machucados na região.
Outro caso específico é a circulação de ar contaminado com vírus ou bactérias, aumentando diretamente o risco de transmissão de doenças. Dessa maneira, o pior dos casos é da circulação do ar contaminado em ambientes fechados, podendo gerar uma infecção respiratória.
O mais comum, entretanto, é a causa de problemas respiratórios, principalmente por pessoas que já sofrem com alergias ou até mesmo asma. Sendo assim, o ventilador pode espalhar ácaros, poeira e diversas outras partículas que podem provocar crises.
Evitando riscos com o ventilador e alternativas
Um dos principais métodos para evitar os problemas relacionados ao uso do item é a limpeza frequente do mesmo para evitar o acúmulo de poeira. Além disso, é indicado utilizar um filtro de ar e ajustar para que o vento não venha diretamente em sua direção.
Ademais, existem outras opções que podem ser utilizadas para substituir o uso do ventilador no dia a dia para se refrescar. As principais opções são o uso do ar-condicionado, abrir as janelas para ventilar o ambiente, tomar um banho refrescante e principalmente manter-se hidratado para combater os sintomas da desidratação.
Sendo assim, adote as boas práticas de limpeza do equipamento e evite seu uso constante durante a noite para não se prejudicar. Além disso, busque alternativas que podem ajudar contra o calor para que não seja necessário o uso do ventilador o tempo todo.
Comentários estão fechados.