Saiba porque devemos consumir o maracujá no nosso dia a dia

Confira alguns dos benefícios que o maracujá pode nos oferecer e como preparar um delicioso chá.

O maracujá é a “cara do verão” e uma das frutas mais produzidas do Brasil, com muitos benefícios para o nosso organismo. Além de atuar como um sedativo natural, sua polpa é rica em vitaminas do complexo B e C, que entre outras coisas ajudam a manter a saúde mental e física. Por isso, confira agora porque devemos consumir o maracujá no dia a dia.

Leia mais: Aprenda a melhor e mais prática receita de mousse de maracujá

Alguns benefícios do maracujá

  • Alivia a ansiedade e o estresse

O maracujá pode reduzir os sintomas de ansiedade e estresse porque é composto por flavonoides que atuam diretamente no sistema nervoso para acalmar e promover o relaxamento.

  • Controlar a diabetes

Todas as partes do maracujá (polpa e folhas) são ricas em antioxidantes que protegem as células que fazem a produção de insulina, ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e previnem o diabetes.

  • Combate a insônia

As flores, folhas e polpa dessa fruta têm um efeito levemente calmante sobre o sistema nervoso central, promovendo um sono mais tranquilo e energizado.

  • Reduz o risco de doenças cardiovasculares

Devido ao seu alto teor de antioxidantes, o maracujá pode melhorar a saúde arterial e prevenir a formação de radicais livres, o que é benéfico na prevenção de doenças crônicas como aterosclerose, doenças cardíacas, pressão alta e acidente vascular cerebral.

Consumo regular de “frutas da época”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda comer pelo menos 400 gramas de frutas e vegetais frescos por dia. Do café da manhã à sobremesa, podemos e devemos incluir esta fruta deliciosa e nutritiva na nossa alimentação diária.

É extremamente importante ficar atento à sazonalidade das frutas, ou seja, escolher “frutas da estação”, já que são mais nutritivas e saborosas. Além disso, acaba sendo mais econômico e ajuda a reduzir o impacto ambiental. Sendo assim, o período do maracujá se dá entre julho e setembro.

Faça um chá de maracujá

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de folhas secas (ou maracujá triturado) ou 2 colheres de chá de folhas frescas;
  • 150 ml de água.

Modo de preparo:

  • Primeiro, pegue uma xícara para pôr o chá e adicione as folhas (qual preferir) na água fervente;
  • Em seguida, tampe a xícara e deixe em infusão por 5 a 10 minutos, coe antes de beber e está pronto para consumir.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More