Saiba quais os profissionais que aposentam mais cedo

A aposentadoria especial é uma forma de retribuir profissionais que atuam em áreas perigosas e de grande serventia para a sociedade.

Algumas profissões exigem que o trabalhador se exponha a uma série de perigos em razão do bem de outras pessoas da sociedade. Por exemplo, aqueles cujo ofício envolve riscos à integridade física e psicológica, bem como os que precisam lidar com produtos tóxicos.

Nesses casos, é possível solicitar a “aposentadoria especial”, formando um grupo de profissionais que aposentam mais cedo em relação aos demais como forma de retribuição. Veja aqui quais são esses trabalhos.

Leia mais: Pessoas que exercem atividades insalubres têm direito a aposentadoria especial

Lista de profissões para aposentadoria especial

Como você deve imaginar, os trabalhadores que lidam com segurança pública e preservação da vida humana estão dentro desse grupo. Porém, existem muitas outras profissões que se enquadram nas regras da aposentadoria especial, mas que talvez não sejam os palpites mais óbvios. No caso, eles são divididos entre aqueles de baixo, médio e alto risco.

  • Profissões de alto risco que recebem aposentadoria especial

Britador, carregador de rochas, cavouqueiro, choqueiro, mineiros no subsolo, operador de britadeira de rocha subterrânea e perfurador de rochas em cavernas.

  • Profissões de risco médio que recebem aposentadoria especial

Extrator de fósforo branco, extrator de mercúrio, fabricante de tinta, fundidor de chumbo, laminador de chumbo, modelador de chumbo, trabalhadores em túnel ou galera alagada, trabalhadores permanentes em locais de subsolo, carregador de explosivos e encarregado de fogo.

  • Profissões de baixo risco que recebem aposentadoria especial

Aeroviário, auxiliar de enfermeiro, auxiliar de tinturaria, auxiliar de serviços gerais (que trabalhe em condições insalubres), bombeiro, cirurgião, contador gráfico, dentista, eletricista (acima de 250 volts), enfermeiros, engenheiros químicos e metalúrgicos, escafandrista, estivador, foguista, gráfico, jornalista, médico, mergulhador, mineiros, motorista de ônibus, técnico de radioatividade ou de laboratórios químicos, trabalhadores em extração de petróleo, motoristas de transporte urbano e rodoviário, tratoristas de grande porte, operadores de caldeira, operador de raio-x, pescadores, professores, recepcionista ou telefonista, soltador, tintureiro, torneiro mecânico, trabalhadores de construção civil em grandes obras e vigias armados.

Qual a idade mínima para se aposentador em aposentadoria especial?

A idade mínima para o recebimento desse tipo de aposentadoria também passa pelo critério do grau de risco. Assim, as profissões de baixo risco demandam 25 anos de atividade e ter mais de 60 anos de idade. Já as profissões de médio risco exigem 20 anos de atividade e mais de 58 anos de idade. Por fim, os profissionais de alto risco devem ter 15 anos de atividade e mais de 55 anos de idade.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More