Por que há estátuas romanas sem cabeça? O motivo você nunca imaginaria
Muitas esculturas do antigo império possuem essa peculiaridade e, com isso, geram diversas teorias.
As estátuas romanas são uma atração à parte na capital italiana e região, chamando a atenção de turistas do mundo inteiro.
Contudo, algumas delas despertam a curiosidade por conta de uma característica única: elas não possuem cabeça, apenas o corpo, isso tem uma explicação histórica.
As estátuas são em homenagem a determinadas personalidades e o normal é que estejam com todas as partes intactas. Apenas com estátuas romanas isso parece ser diferente.
Na verdade, não são todas as estátuas em Roma que possuem essas características, mas é algo comum a muitas delas, especialmente àquelas esculpidas há muitos séculos.
Arqueólogos apontam razões para estátuas romanas sem cabeça
Após muitos estudos, os arqueólogos chegaram a uma conclusão sobre o porquê de as estátuas romanas estarem sem cabeça em muitos casos. Aliás, além da cabeça, algumas esculturas apresentam trincas e rachaduras, o que não chega a ser tão raro.
Uma das razões são acidentes, como quedas, ventos ou fenômenos naturais, que danificaram o material. Todavia, ainda segundo os estudiosos, diversas avarias eram propositais.
Os imperadores considerados infames pelos moradores locais tinham suas estátuas danificadas. O ato de arrancar a cabeça era uma forma de protesto contra essas autoridades.
Ainda havia estátuas romanas feitas com a cabeça removível, de forma proposital, pelos escultores, e algumas cabeças se perderam durante o tempo.
Isso acontecia porque possibilitava que dois escultores trabalhassem ao mesmo tempo em uma única obra.
Outra teoria aceita é que muitas pessoas quebravam ou arrancavam as cabeças das estátuas para obter lucro. Assim, podiam vender o corpo e a cabeça de forma separada nos mercados de antiguidade.
As estátuas romanas possuem muitas histórias curiosas e contam um pouco da origem desse povo que influenciou tantas outras culturas pelo mundo.
Comentários estão fechados.