Saiba a importância de sempre lavar e higienizar as latinhas de bebidas
Consumir bebidas em latinhas não higienizadas pode levar a doença grave.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária da Paraíba (Agevisa) divulgou recentemente um alerta à população sobre os perigos do hábito de lavar descuidadamente os recipientes de bebidas enlatadas antes de usá-las.
Leia mais: Dicas caseiras para espantar os ratos da sua casa
Segundo a diretora-geral da Agevisa, Glaciane Mendes, como a boca é uma das partes mais sensíveis do corpo humano, beber diretamente de latas ou garrafas sem a devida esterilização pode levar a sérios problemas de saúde, com ênfase na leptospirose.
Glaciane destacou que essa é uma doença infecciosa febril aguda e potencialmente grave. Ela é causada pela bactéria Leptospira interrogans, que é eliminada na urina de ratos e outros animais, contaminando esgoto, solo e alimentos, além de bebidas em latas e outros recipientes e produtos alimentícios vendidos na forma enlatada.
Formas de contaminação
Segundo a diretora-geral da Agência, existem muitas maneiras de contaminação, como através da pele e mucosas que entram em contato com águas poluídas. Outra possibilidade é pela exposição a latas de bebidas na rua, que muitas vezes são armazenadas em locais sem controle de pragas e roedores, que são os principais disseminadores da doença.
Além disso, é importante frisar que é muito importante limpar as latinhas com água corrente e sabão e, se possível, utilizar o álcool em seguida para evitar contaminação. E para além das latas e garrafas, deve-se prestar atenção também nas caixas e embalagens dos alimentos de forma geral.
A diretora ainda diz que a cautela deve existir até mesmo dentro de casa, pois o local deve estar sempre limpo e seco. Com isso, o ambiente estará livre de pragas, evitando que tais bichos urinem e acabe por contaminar os indivíduos da residência.
Como identificar a leptospirose?
A leptospirose pode acabar causando sintomas iniciais como febre alta do nada, indisposição, dores de cabeça, canseira e tremores no corpo. Além disso, também são comuns dores abdominais, náuseas, vômitos e diarreia.
Glaciane Mendes ainda explica que “é comum que os olhos fiquem muito avermelhados, podendo alguns doentes apresentar tosse e faringite. Após dois ou três dias de aparente melhora, os sintomas podem ressurgir, ainda que com menos intensidade. Nesta fase, é comum o aparecimento de manchas vermelhas no corpo”.
Além disso, ela acrescentou que não é apenas a bactéria Leptospira que prejudica a saúde das pessoas, pois há muitas outras bactérias na sujeira que se acumula nos depósitos dos estabelecimentos comerciais e residenciais.
Comentários estão fechados.