As diferentes sensações que o abacaxi deixa na sua boca

Comer essa fruta pode causar algumas sensações estranhas na sua boca, como formigamento.

A língua é atribuída a muitas funções e é um órgão muito importante no processo digestivo. Porém, a membrana deste órgão é marcada por conter uma grande sensibilidade de gostos e sensações. Se comer abacaxi em grande quantidade faz sua língua formigar, suas bochechas ficarem quentes ou coçar o interior da sua boca, você não está sozinho. O culpado pode ser um complexo enzimático chamado bromelina.

Acompanhe a leitura e descubra porque o abacaxi faz a boca formigar!

Leia mais: Chá de casca de abacaxi com gengibre: Saiba como fazer

Diferentes sensações na boca após o consumo do abacaxi

O abacaxi contém grande quantidade de uma enzima chamada bromelina, que tem a capacidade de degradar proteínas que atuam em nossas células e promovem as diferentes sensações causadas pela dor e pela queimação. Isso é comum, principalmente se a fruta for consumida em excesso ou não estiver muito madura.

Na maioria das vezes, essas sensações na boca são de curta duração. Além disso, a anatomia da língua de algumas pessoas, por causa das fissuras, pode ser mais favorável para apresentarem uma sensação esquisita de “língua cortada”, ou machucada.

O que é bromelina?

Todas as partes do abacaxi (casca, polpa e caule) contém bromelina, uma enzima que ajuda na digestão e também é usada medicinalmente. É muito útil, por exemplo, para reduzir o inchaço e tratar lesões inflamatórias.

A bromelina desempenha três funções no nosso corpo:

  • Tem efeito mucolítico, dissolve muco ou catarro nos pulmões, facilita a limpeza geral, promove a expectoração, além de auxiliar no trânsito intestinal;
  • Possui propriedades anti-inflamatórias e ajuda a desobstruir a circulação, principalmente em caso de edemas causados ​​por colisões acidentais;
  • Atua no estômago porque a bromelina é a enzima que decompõe as proteínas dos alimentos, promovendo uma ótima utilização dos nutrientes, facilitando e acelerando a digestão pesada.

Truques para remover a acidez do abacaxi na boca

Veja a seguir cinco truques caseiros para aliviar as sensações na língua causadas pelo consumo de abacaxi:

  • Comer alimentos gelados;
  • Bochechar com suco concentrado de babosa;
  • Ingerir uma colher de mel com própolis;
  • Beber muita água (ou bebidas frias);
  • Chupar uma pastilha para a tosse.
você pode gostar também

Comentários estão fechados.

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More