Por que o ‘eu’ do inglês sempre está com letra maiúscula ‘I’?

Fã da língua inglesa? Conheça as teorias em relação ao uso da letra maiúscula no pronome pessoal “I”. Confira o que pode explicar essa regra.

Independentemente da sua escolha, é um fato universal que o aprendizado de uma língua estrangeira é uma tarefa que demanda muita memorização de palavras e regras até chegarmos no que consideramos como fluência.

Veja também: Número 333 em inglês: como escrever por extenso? É mais fácil do que parece

Para aqueles que selecionaram o inglês, uma das principais regras características do idioma reside na necessidade de escrevermos o pronome “I”, de “eu”, com a letra maiúscula. Afinal, qual é a lógica disso?

Foto: alinabuphoto / Shutterstock.

Língua inglesa: qual o motivo de escrevermos “I” com letra maiúscula?

Interessantemente, o pronome pessoal “I” é o único na língua inglesa escrito com a letra maiúscula. Ou seja, “me” continua sendo escrito com a letra minúscula, do mesmo jeito que “you”.

Curiosamente, nem mesmo os etimologistas, aqueles profissionais que estudam as histórias das palavras, sabem a motivação exata por trás dessa regra. Entretanto, algumas teorias são consideradas. As informações são do site English Live.

Antes de mais nada, historicamente, o som carregado em “I” era mais curto do que é hoje em dia, pois ele vinha do som da palavra alemã “ich”, que também é um pronome pessoal. Vale ressaltar que a língua inglesa e a língua alemã são ambas partes da família de línguas germânicas.

Segundo o site, quando o som passou por um processo de modernização, optaram por aumentar a letra para apontar que era um som mais longo do que anteriormente.

A escrita maiúscula do pronome facilita a leitura e dá mais identidade ao inglês

Ademais, a outra teoria reside no fato de que o “i” minúsculo é uma letra difícil de ser lida. Portanto, como uma solução, a inclusão da letra “I” maiúscula serve como um facilitador para a leitura de sua escrita.

Por fim, acredita-se que essa regra deu ao inglês um pouco mais de identidade ao idioma. Isso porque essa língua nem sempre era a oficial da Inglaterra.

Antigamente, neste país europeu, falava-se também latim e até mesmo formas antigas de francês. É ressaltado também que, quando o inglês se tornou a língua oficial do país, foram feitas algumas mudanças para dar mais autoridade ao idioma. Teoriza-se que o uso da letra maiúscula em ‘I’ figura entre esses ajustes.

você pode gostar também

Comentários estão fechados.